TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da EASA Para Sociedade Cruz-altence

Por:   •  27/8/2019  •  Dissertação  •  365 Palavras (2 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 2

A importância da EASA para a sociedade cruz-altense

Cruz Alta é berço de homens de linhagem nobre, altaneiros, que não fogem à luta e há séculos lideram uma vanguarda ufanista que tem como maior ideal fazer jus ao clamor de todos os brasileiros, estampado ao centro do verde lábaro estrelado: Ordem e Progresso. É nessa terra, demarcada em sua mais alta coxilha com uma cruz, símbolo da formação e da religiosidade local, que o exército brasileiro, guardião da Pátria Mãe Gentil, fundou, em 1993, a EASA – Escola de Aperfeiçoamento de Sargentos das Armas.

Em vinte e cinco anos, esse importante centro formou mais de quinze mil sargentos de todo o Brasil e também de nações amigas. Ao hospedar os honrosos visitantes, a “Cidade de Santa Fé” enriquece em pluralidade cultural e, quando estes partem, levam consigo, aos mais distantes locais onde apenas um fiel soldado é capaz de chegar, as façanhas de um povo forte, aguerrido e bravo, cujos feitos nem o tempo e nem o vento foram ou serão capazes de apagar.

Além disso, o Exército Brasileiro destaca Cruz Alta entre os 5570 municípios brasileiros e atribui-lhe relevância nacional ao tê-la como cidade-sede do centro educacional único e valioso que é a EASA. Após ter sido rota de bandeirantes, pouso dos tropeiros e participante ativo na Guerra do Paraguai, momento este que estreitou seus laços com os homens de braço forte e mão amiga, o município, hoje, vivencia os ideais gaúchos de lealdade, igualdade e fraternidade difundidos sobretudo através da educação pautada no respeito à dimensão do desenvolvimento humano, como é promovida na EASA.

É, portanto, de suma importância que toda a região conheça este centro de formação e compreenda que ele anda de mãos dadas com a terra de Erico Veríssimo, de José Gomes Portinho e tantas outras personalidades de liderança, que, como registra o Hino Cruz-altense, dão vulto à sua terra. EASA e Cruz Alta são marcos de uma história escrita com pioneirismo e bravura por brasileiros que cumprem honradamente seus compromissos de filhos deste solo e que almejam, fervorosamente, a paz, mas que não fogem à luta, pois sabem que povo que não tem virtude acaba por ser escravo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (29 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com