TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Origem Da Dança

Trabalho Universitário: A Origem Da Dança. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2014  •  1.374 Palavras (6 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 6

DANÇA

Dança é uma das artes mais antigas e a única que despensa materiais e ferramentas, pois só depende do corpo e da vitalidade humana para cumprir sua função.

A dança é uma manifestação da cultura de movimento muito importante e relevante em todo o mundo.

Como forma de expressar a vida, sonhar e brincar com o corpo, esses movimentos podem promover desenvolvimentos orgânicos, sociais e culturais. Ao dançarmos, o corpo desenha formas, conta histórias, denuncia e anuncia, constrói significados, penetra no tempo e no espaço, criando e expandindo-se neles e com eles.

A dança nos auxilia com a percepção dos corpos uns dos outros, o diálogo, a vivência de diferentes ritmos, melodias e harmonias, ensinando-nos a sentir, a pensar e a comunicarmos.

Na dança devem ser consideradas apenas as relações efetivas entre dançarinos e espaço (tudo que não for o próprio dançarino) e entre plateia e espaço.

UM BREVE HISTÓRICO DA DANÇA NO BRASIL

Na antiguidade, o homem já expressava a expressão corporal, através da dança, que era uma forma de se comunicar.

Aqui no Brasil a dança originou-se dos mais variados lugares, recebendo muitas influências de outros países. Com as danças, há uma mistura de ritmo e som, que fazem as pessoas criarem cada vez mais passos e modos diferentes para dançar.

Nos seus ensinamentos, Paulina nos ensina sobre o histórico da dança.

“Na década de 1920 a dança foi ligada à Educação Física, por agregação de movimentos ginásticos às suas bases elementares, constituindo práticas ofertadas pelas então denominadas “academias”, geralmente conduzidas por bailarinas vindas do exterior”. (OSSONA, 1998. p. 24)

Danças aqui no Brasil são diversas em cada região do país, sendo as mais conhecidas, o Samba, o Maxixe, o Xaxado, o Baião, o Frevo e a Gafieira, o Funk, Rock, Pop, Pop rock, Heavy metal.

A dança ocupa um lugar central dentro da Educação Física, pois dela se origina a arte do movimento, ou seja, a dança é um fenômeno originário na cultura de todos os povos.

O Renascimento cultural dos séculos XV / XVI trouxe diversas mudanças no campo das artes, cultura, política, dentre outras, entretanto, a dança também sofreu profundas alterações que já vinham se arrastando através dos anos. (OSSONA, 1998. p. 26)

OBJETIVO DA DANÇA

Como já observamos no item acima, a dança é uma forma de expressão artística coordenada, onde oferece oportunidades de incentivar a arte de dançar, ou seja, fornecer cultura e formação á alunos (VIANNA, 1998. p. 17)

A dança é vista como uma manifestação artística que se perpetua por milênios adequando-se às mudanças sociais sendo praticada por diferentes povos.

A dança objetiva-se a sua contribuição para estabelecer padrões estéticos e de comportamento das diferentes classes sociais, reforçando a diferenciação das classes dominantes e das classes dominadas e foi canal de superação dos limites do ser humano. Como fenômeno social demonstrou potencial no processo de renovação, transformação e significação do ser humano e da sociedade. (VIANNA, 1990. p. 20)

Algumas funções da dança são de função de auto expressão do ser humano, pois, através dela ele descobre e compreende aspectos significativos de sua vida; a função da comunicação do homem em nível individual, interpessoal, em seu ambiente, em sua sociedade e a nível religioso; função de ruptura do sistema e de revitalização da sociedade pelo motivo que, como as demais artes, está ligada à renovação da cultura, pela sua eterna busca das novas expressões contribuindo para a revitalização da sociedade.

EVOLUÇÃO ( SURGIMENTO DA DANÇA)

Na década de 1920 a dança era ligada à Educação Física, constituindo práticas ofertadas pelas então denominadas “academias”, geralmente conduzidas por bailarinas vindas do exterior. (MARQUES, 1999. p. 28)

Na década de 1940 a dança foi incluída na formação de professores de Educação Física, onde esta disciplina tornou-se influente ao longo da década, gerando um núcleo que liderou a disseminação da dança em diferentes modalidades.

Na década de 1980 o Conselho Federal de Educação, reformulou a Licenciatura e o Bacharelado em Educação Física, iniciando-se um processo progressivo de adaptação regional dos currículos desta formação profissional em nível superior.

Na década de 1990 verificou-se que a dança constituía a sétima disciplina na ordem de preferências das Instituições de Ensino Superior.

A Dança dentro da Educação tornou-se parte importante da formação do professor de dança stricto sensu. (MARQUES, 1999. p. 31)

Atualmente ouve uma consolidação da Dança-Educação na ocupação do espaço social em posição privilegiada, numa tendência já reforçada na década anterior, tal formulação trata da arte/modalidade/atividade como promotora de desenvolvimento e autonomia corporal, hoje a educação física, pressupõe a variedade em suas modalidades de práticas, incluindo desde o ballet clássico às danças folclóricas.

A importância da dança se revela no valoroso conhecimento que o individuo adquire de seu eu como um todo e não fragmentado em pensamento, sentimento e ação. (FUX, 1993. p. 24)

A dança é uma manifestação da cultura de movimento muito importante e relevante em todo o mundo.

Como forma de expressar a vida, sonhar e brincar com o corpo, esses movimentos podem promover desenvolvimentos orgânicos, sociais e culturais. Ao dançarmos, o corpo desenha formas, conta histórias, denuncia e anuncia, constrói significados, penetra no

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com