TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A População da Asia

Por:   •  10/4/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  393 Palavras (2 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 2

A população da Ásia

No continente asiático ocorre a maior concentração populacional do planeta. Poderá essa população alcançar padrões de vida elevados sem comprometer seriamente os recursos naturais de seus países e do mundo?

A distribuição da população – além de ser o mais extenso continente da terra a Ásia é o mais populoso reunindo mais da metade da população mundial. A Índia e a China são os países mais populosos – do continente e do mundo -, somando atualmente mais de 2,3 bilhões de habitantes.

A distribuição da população pelo continente é irregular. Há áreas com elevadas concentração de habitantes, como Bangladesh, onde a densidade demográfica ultrapassa 880 hab. /km²; outras, com condições inóspitas (desertos, altas montanhas), registram menos de 10 hab./km².

Políticas de controle demográfico – A população asiática está em constante crescimento, apesar das políticas oficias de controle da natalidade em muitos países. É caso da China, que adotou a norma de um filho por casal no meio urbano e dois no meio rural, caso o primeiro tenha sido menina. O efeito desse tipo de política é a redução do crescimento demográfico. De acordo com a ONU, a população da Índia e da China deverá crescer cerca de 1,2% e 0,7% ao ano, respectivamente, até 2015.

Crescimento demográfico e desigualdades sócias – entre os fatores que colaboram para o acelerado crescimento demográfico na Ásia estão elevada natalidade e controle da mortalidade, este ultimo devido a melhoria das condições de higiene e a ampliação do atendimento médio-hospitalar. Apesar da melhora dos últimos anos, as taxas de mortalidade infantil continuam elevadas, a expectativa de vida permanece baixa e o analfabetismo atingia, por exemplo, 39% da população indiana e 50,1% da paquistanesa, em 2005.

Os melhores índices educacionais da Ásia são apresentados pelo Japão e por Israel, que têm perto de 100% de sua população alfabetizada e, no caso japonês, cerca de 45% matriculada nas universidades.

Uma população de grande diversidade cultural e religiosa – Diversas línguas e dialetos são falados no continente asiático. Os mais difundidos são os chinês, o hindu, o árabe, o japonês, idiomas eslavos e o inglês. Muitas são também as religiões praticadas: o islamismo, no Oriente Médio e na Ásia Central; o hinduísmo e o budismo, na Ásia Meridional e no Sudeste Asiático; o xintoísmo, no Japão. O cristianismo é praticado expressamente por diversos grupos em todo o continente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (42.4 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com