TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Redação Sobren

Por:   •  20/11/2022  •  Monografia  •  500 Palavras (2 Páginas)  •  57 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Elielton de S. Araujo

1° Mecânica

Tema: racismo

Sorocaba 2022

Racismo

      O racismo no Brasil não é de agora, e sim de muitos anos atrás no tempo colonial, porém mesmo com a sua abolição, ele deixou sua marca nos tempos atuais. A palavra racismo está ligada ao preconceito e a descriminação que são direcionados a pessoas que possuem raças ou etnias diferentes, que pra algumas pessoas essas diferenças não são aceitas, gerando assim o preconceito, já a descriminação ocorre quando essas pessoas de raças ou etnias diferentes sofrem algum tipo de ofensa, criticas ou até são humilhadas por outras pessoas, tudo isso geralmente se refere a segregação racial e isso provoca várias conseguecias para uma sociedade, como: uma desigual cada vez mais perceptivel em nosso cotidiano, dificulta o acesso a oportunidades, não apenas econômicas mais também a educação, a baixa autoestima, a irritabilidade, a depressão e em alguns casos a morte dessas pessoas que sofrem esse tipo de preconceito.

     Nas curtas metragens de “Hair love” e “Dudu e o lápis”, onde a curta de Hair love fala sobre uma família negra, ele retrata de forma bem-humorada, os dilemas de um homem que é provocado a lutar no ringue da paternidade, com pentes, grampos e cremes, contra os cachos de sua filha. O curta de animação foi premiado no Oscar 2020, conquistou o mundo com uma mensagem positiva de afeto e autoestima. O filme retrata o período da Guerra do Vietnã, um conflito motivado por questões ideológicas com forte participação do exército americano de 1965 a 1973. 

     A curta de “Dudu e o lápis” fala sobre Dudu que um garoto negro, inteligente e imaginativo, estudante de um colégio particular da classe média de São Paulo. Durante uma aula de educação artística, sua professora, Sônia, diz a ele que utilize o que ela chama de “lápis cor da pele” para pintar um desenho. A frase desperta em Dudu uma crise de identidade. Com toda a inocência de uma criança da sua idade, Dudu passa a carregar o lápis em questão consigo para encontrar alguém que possa sanar seus questionamentos.

     Mas podemos contribuir para acabar com o racismo ou diminuir os casos, como por exemplo, apoiar as pessoas negras, denunciar casos de racismo, nunca minimizar esse problema, repensar hábitos enraizados que são preconceituosos, ensinar desde pequeno as crianças a não serem racistas, como por exemplo colocar desenhos onde o protagoninta seja negro, mostrar que todos nois independende de nossas difereças somos iguais e não bricar com isso.

       DúDú, uma criança com a cor da pele escura ( órfão de pai, que morreu sendo confundido com um ladrão), é surpreendido com a fala de sua professora( a qual viveu em uma família racista que a fez abrir mão do seu grande amor por ele ser negro), em sala de aula durante uma atividade de pintura. O menino fica na dúvida em que cor

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (51.1 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com