TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AEORCL S.A

Ensaio: AEORCL S.A. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2013  •  Ensaio  •  369 Palavras (2 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 2

DESAFIO

A empresa AEORCL S.A. adquiriu uma aplicação corporativa para cadastrar e gerenciar dados referentes aos alunos, que utiliza um Banco de Dados. Após designação da equipe que trabalhará no projeto, foi definido que o Banco de Dados a ser instalado será o Oracle, que é produzido pela empresa de mesmo nome. Cada grupo deverá desempenhar o papel de DBA (Data Base Administrator), instalando, configurando e utilizando o Banco de Dados.

Sendo a AEORCL S.A. uma grande corporação que utiliza em seus processos de Tecnologia da Informação (TI) um conjunto de melhores práticas estabelecidas por regras de governança, todas as etapas e os passos a serem executados durante a instalação devem ser detalhadamente documentados com a finalidade de evidenciar os procedimentos executados.

O documento em que serão detalhados os procedimentos deverá ser constituído de tabelas e figuras. Por exemplo, o instalador do software apresenta telas que orientam e coletam dados a respeito da instalação. Cada uma dessas telas deve ser capturada (no Windows com as teclas alt + print screen) e colada no documento. Abaixo da figura devem ser inseridos comentários a respeito das opções utilizadas naquela tela. Utilizar o recurso de tabelas no texto irá enriquecer e dar maior clareza ao documento. Para que esse termo não se confunda com a tabela de Banco de Dados, será utilizado o termo tabela de texto para se referir a elas. O documento que deverá ser desenvolvido por um grupo de alunos, deverá ser entregue ao professor para avaliação da atividade. Com a finalidade de melhor identificação, chamaremos esse documento de Manual de Instalação e Configuração.

Desenvolvendo estas atividades você terá dado os primeiros passos para trabalhar com um dos mais utilizados Banco de Dados do mercado. A forma de evidenciamento das atividades descritas no Manual de Instalação e Configuração irá iniciá-lo em práticas desenvolvidas em grandes corporações que visam atender normas internacionais de gerenciamento de processos de TI.

É importante salientar que a instalação do Oracle Express Edition é isenta de licenciamento e que suas funcionalidades são exatamente as mesmas dos bancos de dados comercializados pela Oracle. Este Sistema Gerenciador de Banco de Dados pode ser utilizado para estudos e mesmo para aplicações comerciais, desde que seu tamanho não ultrapasse a 4 Giga Bytes.

Objetivo do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com