TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ALFABETIZAÇÃO

Tese: ALFABETIZAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2013  •  Tese  •  5.674 Palavras (23 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 23

Trabalhando com alfabetização e letramento

TITULO: ALFABETIZAÇÃO

OBJETIVO:

O objetivo desta pesquisa foi problematizar a noção de alfabetização e chegar a um conceito de alfabetização inclusiva. Seu desenvolvimento evidenciou que uma alfabetização inclusiva, deve se preocupar principalmente em ser humanizadora. Dissertar acerca de contribuições no processo de aprendizagem da criança, identificando os pontos que relevam os aspectos sociais, motor, cognitivo e afetivo.

PROCEDIMENTO:

Tem como procedimento um texto do que é ser alfabetizado, passar atividades sobre fonética, como escutar bem (ouvir), treinar a escrita assim desenvolvendo um texto.

RECURSOS:

Internet, cartilhas, parlendas, gibis, entre outras matérias a ser apresentado.

FAIXA ETÁRIA: 4 á 6anos

ALUNOS ALVO: Alfabetização Inicial

INTRODUÇÃO

Alfabetização é foco de grandes discussões em nossa sociedade e desde meados do século passado estudiosos sobre o tema vêm tentando defini-la. Alguns a definem com base em habilidades, outros em práticas e outros ainda em sua capacidade de transformação, seja ela pessoal social ou política. Elaboremos cinco atividades que contém informações da consciência fonética, textos, aquisição da escrita e oralidade, tabelas contendo diferentes gêneros contos poesias, um texto que resume para nós o que é serem alfabetizados nossas opiniões e entendimento do letramento e alfabetização,

Estar Alfabetizado é...

Poder ir além dos códigos da lei, é ter função social de ler e escrever na vida cotidiana fazer uso sempre da leitura e da escrita podendo ser capaz de ler um bom livro, jornal ver propagandas, olhar o mundo com outros olhos da cultura e da imagem sons por meio das tecnologias aprenderem acessar informações importantes para se utilizar com senso critico. É ser capaz de juntar as silabas e forma uma palavra para sim formar uma frase como”EU TE AMO”. São processos no qual o individuo passa e constrói a gramática e suas variações; têm como capacidade de interpretar, compreender, criticar, resolver, e produzir seus conhecimentos. Uma pessoa letrada é aquela que as domina e utiliza com competência, em seu meio social, pois só assim o indivíduo se tornará alfabetizado e letrado, há a necessidade de diferenciá-los, pois se podem confundir os dois processos, gerando assim um conflito na compreensão; e ao aproximá-los percebemos que a alfabetização pode modificar o entendimento de letramento, como ao mesmo tempo depende dele. Ou seja, ao mesmo tempo em que a alfabetização e letramento são dois processos distintos, estão interligados. Pois, para ser uma pessoa letrada, é importante já ter passado pelo processo de alfabetização. É necessário ensinar às crianças a linguagem e escrita e não somente a escrita de letras. E durante o período de aprendizagem, o educador deve fazer do lúdico uma arte, um instrumento para possibilitar e facilitar a educação à criança. A prática de permitir à criança o diálogo faz com que ela exponha suas idéias.

Elaborar cinco atividades:

 CONSCIÊNCIA FONÉTICA

O Método Fônico atua sobre duas áreas fisiológicas e psicológicas. O método é caracterizado como sintético, pois se inicia o seu processo da parte para o todo, diferentemente dos analíticos que o início se dá pelo todo se partindo então para as especificidades. Na abordagem fônica: o aluno parte do som das letras une o som da consoante ao som da vogal, pronunciando a sílaba formada. A alfabetização se dá através da associação entre símbolo e som, pois ninguém aprende a ler e a escrever se não aprender relações entre fonemas e grafemas – para codificar e para decodificar. Isso é uma parte específica do processo de aprender a ler e a escrever. Lingüisticamente, ler e escrever são aprender a codificar e a decodificar.

ATIVIDADE 1: CONHECENDO A LETRA “A”.

As Abelhas

A AAAAAAAbelha mestra

E aaaaaaas abelhinhas

Estão tooooooodas prontinhas

Pra iiiiiiir para a festa.

Num zune que zune

Lá vão pro jardim

Brincar com a cravina

Valsar com o jasmim.

Da rosa pro cravo

Do cravo pra rosa

Da rosa pro favo

Volta pro cravo.

Venham ver como dão mel

As abelhinhas do céu

ATIVIDADE 2: QUAL PALVRA COMBINA COM A FIGURA? LIGUE:

ANTA CASA PORCO ABACATE RATO

LAMPADA ANJO LÁPIS AGULHA ANEL

AVESTRUZ

 TRABALHANDO O OUVIR

Saber ouvir é condição indispensável para o sucesso. Possibilita fazer mais do que meramente escutar o que os outros estão dizendo. Ouvir com eficácia implica dar àquele que fala sua completa atenção somada à sua capacidade de compreensão. Ouvindo efetivamente, você

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.7 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com