TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANALISE DO PEQUENO PRINCIPE

Trabalho Escolar: ANALISE DO PEQUENO PRINCIPE. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  1.216 Palavras (5 Páginas)  •  1.909 Visualizações

Página 1 de 5

Análise da obra “O Pequeno Príncipe” de Antoine de Saint-Exupéry

QUESTÃO 01 - O romance “O Pequeno Príncipe” de Antoine de Saint-Exupéry, embora a princípio, pareça um romance simples, apresenta personagens plenos de simbolismos: o rei, o contador, o geógrafo, a raposa, a rosa, o adulto solitário e a serpente, entre outros. Se você tivesse que trocar de lugar com um dos personagens do romance, qual seria? Por quê?

RESPOSTA: O Pequeno Príncipe. Pois viaja por muitos planetas e conhece pessoas totalmente diferentes uma das outras. E com cada uma, convive algo diferente e aprendi coisas diferentes com cada uma delas.

QUESTÃO 02 - O romance mostra uma profunda mudança de valores e, sugere ao leitor o quão equivocados podem ser os nossos julgamentos e, como eles podem nos levar à solidão. O livro nos leva à reflexão sobre a maneira de nos tornarmos adultos, entregues às preocupações diárias, e esquecidos da criança que fomos e somos. Em sua opinião, por que somos levados ao longo da vida a nos distanciarmos cada vez mais, do nosso “eu criança”?

RESPOSTA: Por que crescemos e desenvolvemos o nosso lado adulto, de responsabilidades, obrigações etc. E assim acabamos deixando de lado o nosso “eu criança” de ser.

QUESTÃO 03 - Leia abaixo, uma, das várias reflexões do autor e, em seguida, comente. ‘Cada um que passa em nossa vida, passa sozinho, pois cada pessoa é única e nenhuma substitui outra. Cada um que passa em nossa vida passa sozinho, mas não vai só nem nos deixa só. Leva um pouco de nós mesmos, deixa um pouco de si mesmo. Há os que levam muito, mas há os que não levam nada. Essa é a maior responsabilidade de nossa vida, e a prova de que duas almas não se encontram ao acaso. ’

RESPOSTA: O autor quis dizer que sempre passará diversas pessoas em nossas vidas e todas diferentes uma das outras, porém cada uma delas vai te deixar uma lembrança, seja ela boa ou ruim.

QUESTÃO 04 - O Pequeno Príncipe vivia sozinho num planeta do tamanho de uma casa que tinha três vulcões, dois ativos e um extinto. Tinha também uma flor, uma formosa flor de grande beleza e igual orgulho. Foi o orgulho da rosa que arruinou a tranquilidade do mundo do pequeno príncipe e o levou a começar uma viagem que o trouxe finalmente à Terra, onde encontrou diversos personagens a partir dos quais conseguiu descobrir o segredo do que é realmente importante na vida. Em sua opinião, qual o sentido de uma pessoa deixar tudo para trás e sair em busca de algo que nem sempre é muito claro e, que às vezes, nem ela mesma sabe o que é?

RESPOSTA: Seria “trocar o certo pelo duvidoso” Às vezes a pessoa não esta feliz com aquela rotina que tem em sua vida e resolve largar tudo e tentar começar do zero, com uma coisa que te interesse mais.

QUESTÃO 05 - Em criança, o autor ao apresentar seu primeiro desenho aos adultos, foi repreendido, tendo que esconder sua criatividade para não se afastar do normal. O medo de que seus pais deixassem de lhe amar se ele fosse diferente fez com que ele negasse e abandonasse o direito à sua inteligência, como forma de manter-se na forma medíocre da sociedade atual. Em outros momentos do livro, o autor relata nas ‘pessoas grandes’ o efeito desta mutilação, um enrijecimento dos adultos. Todos apresentam uma postura repetitiva, compulsiva, que busca incessantemente pelo nada. Estando eles cercados por um muro, não compreendem a realidade e acreditam que a simples idiotice própria é sinal de seriedade e maturidade. Você acredita que ao abrirmos mão de alguns sonhos, o fazemos única e exclusivamente por causa da necessidade de parecermos aos outros mais maduros e sérios, ou isso acontece devido ao fato de sermos humanos e, como tal, sermos passíveis de medos e incertezas? Justifique sua resposta.

RESPOSTA: Eu acho que a primeira questão é válida, assim como a segunda. Pois podemos criar/fazer algo que as outras pessoas podem achar estranho ou algo do tipo. Também podemos ficar com medo por não ter a certeza se vai dar certo, ou não.

QUESTÃO 06 - No livro, a raposa ensina ao Pequeno Príncipe a importante lição de que as coisas só ganham sentido quando se conhece a amizade. O Pequeno Príncipe compreende que apesar de o mundo ter milhares de rosas, a rosa de seu planeta era única, pois somente ela era mantenedora de seu amor, de seu afeto. É estranho conceber que o processo de individualização não esteja ligado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com