TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alfabetizaçao

Ensaios: Alfabetizaçao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2015  •  2.019 Palavras (9 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 9

RESUMO- MARIZA.

1- Quais são as causas do fracasso escolar relacionadas a questão alfabetização e letramento?

Resposta: Em primeiro lugar tem-se dados que resultam de diferentes perspectivas do processo de alfabetização, a partir de diferentes áreas do conhecimento ( Psicologia, Linguística, Pedagogia), cada uma tratando a questão independentemente, e ignorando as demais e em segundo lugar buscam a explicação do problema no aluno(questões de saúde, ou psicológicas ou de linguagem, ora no contexto cultural do aluno(ambiente familiar e vivencias socioculturais), ora no professor(formação inadequada, incompetência profissional), ora no método(eficiência/ineficiência, deste ou daquele método), ora no material didático(inadequação as experiências e interesses da criança, sobretudo da crianças das camadas populares), ora no código escrito( a questão das relações entre o fonológico e o sistema ortográfico da língua portuguesa).

2-Quais os problemas que envolvem a qualidade de alfabetização no Brasil?

Resposta: O problema é que todos aprendam a ler e a escrever, é que todos possam fazer uso da escrita e da leitura, nas praticas sociais que envolvam essas atividades. Tem que se ter uma ideologia e uma politica para a alfabetização da criança brasileira.

..........................................................................................................................

QUESTÕES

1-Qual o significado de alfabetização?

Resposta: A alfabetização consiste no aprendizado do alfabeto e de sua utilização como código de comunicação. De um modo mais abrangente, a alfabetização é definida como um processo no qual o indivíduo constrói esquemas representativos da escrita utilizados pelas letras e com suas variações diversificadas utiliza-se decodificando. Esse processo não se resume apenas na aquisição dessas habilidades mecânicas (codificação e decodificação) do ato de ler, mas na capacidade de interpretar, compreender, criticar, resignificar e produzir conhecimento

A alfabetização envolve também o desenvolvimento de novas formas de compreensão e uso da linguagem de uma maneira geral. A alfabetização de um indivíduo promove sua socialização, já que possibilita o estabelecimento de novos tipos de trocas simbólicas com outros indivíduos, acesso a bens culturais e a facilidades oferecidas pelas instituições sociais. A alfabetização é um fator propulsor do exercício consciente da cidadania e do desenvolvimento da sociedade como um todo.

2- O que seria ser alfabetizado?

Resposta: Ser alfabetizado significa reconhecer e compreender esses símbolos e ser capaz de com eles produzir mensagens compreensíveis para outros alfabetizados, melhorando desse modo a comunicação entre os sujeitos e incrementando, consequentemente, o seu nível e qualidade de vida.

3- Qual o significado de alfabetismo e letramento?

Resposta: Alfabetismo -designa o processo não apenas de ensinar e aprender mas também o domínio os conhecimentos de habilidades nas praticas sociais de leitura e escrita e diante dessas novas exigências surge um novo tema alfabetização funcional que significa incorporar as habilidades de uso da leitura e da escrita em situações sociais e posteriormente a palavra letramento.

Letramento -o resultado da ação de ensinar e aprender a ler bem como o resultado de usar essas habilidades em praticas sociais ou seja estado ou condição que um grupo adquire em determinada cultura . Letramento é descobrir a si mesmo pela leitura e pela escrita, é entender quem a gente é e descobrir quem podemos ser.

Entende-se a alfabetização como processo de apropriação do sistema de escrita. E letramento como um processo de inserção e participação na cultura e escrita.

4- O que seria alfabetismo funcional?

Resposta: É considerada alfabetizada funcionalmente a pessoa capaz de utilizar a leitura e escrita e habilidades matemáticas para fazer frente às demandas de seu contexto social e utilizá-las para continuar aprendendo e se desenvolvendo ao longo da vida.

5- É possível um individuo não ser alfabetizado e ser letrado?

Resposta: Um indivíduo alfabetizado não é necessariamente um indivíduo letrado. Alfabetizado é aquele indivíduo que sabe ler e escrever; letrado é aquele que sabe ler e escrever, mas que responde adequadamente às demandas sociais da leitura e da escrita. Alfabetizar letrando é ensinar a ler e escrever no contexto das práticas sociais da leitura e da escrita, assim o educando deve ser alfabetizado e letrado. A linguagem é um fenômeno social, estruturada de forma ativa e grupal do ponto de vista cultural e social. A palavra letramento é utilizada no processo de inserção numa cultura letrada.

6- Há dois níveis de letramento: individual e social.

Resposta =O letramento pode ser vislumbrado em duas dimensões – de natureza individual e social.

a) Individual – concebido como as capacidades individuais sobre a leitura e a escrita, isto é, antecipação de ideias, decifração, significação, pertinência do que foi lido, comunicar-se adequadamente, ortografia correta das palavras, pontuação, seleção de informações sobre um tema, entre outras.

b) Social – entendido como a autonomia do indivíduo sobre um contexto, referente à leitura e a escrita. Considerada a apropriação deste indivíduo sobre a língua.

Um bom professor alfabetizador tem estas diretrizes à mente para organizar uma aula produtiva, para assim proporcionar o desenvolvimento pleno desta autonomia do indivíduo.

7- Quais são as perspectivas do processo da alfabetização que a torna multifacetada? Quais delas têm predominado e por quê?

Resposta: As reflexões empreendidas acerca do processo de aquisição da leitura e da escrita, revelam o caráter multifacetado da alfabetização e do letramento de modo que, além das habilidades específicas desenvolvidas em torno do ato de ler e escrever se faz necessária a compreensão dos usos sociais da escrita aos quais a alfabetização deve responder, uma vez que o domínio da tecnologia da leitura e da escrita não garante por si só o desenvolvimento de habilidades necessárias para que o sujeito obtenha êxito mediante as exigências de uma sociedade letrada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com