TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alfabetização

Monografias: Alfabetização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2013  •  812 Palavras (4 Páginas)  •  757 Visualizações

Página 1 de 4

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

A prática pedagógica através de projetos, está sendo proposta na prática, para demonstrar que a educação pode e deve romper barreiras do modelo tradicionalista de ensino, utilizando de diversas maneiras e conhecimentos atualizados. A alfabetização por projetos significa repensar a escola, seu espaço, sua maneira de lidar com conteúdos das diversas disciplinas, significa repensar a aprendizagem como um processo global e complexo, ou seja, romper um modelo fragmentado de educação e recriar a escola, transformado-a em espaço significativo de aprendizagem para todos que dela fazem parte, sem perder a realidade cultural específica de seus alunos e professores.

As propostas de se trabalhar com projetos pretendem favorecer mudanças nas concepções e modos de atuar dos professores, na gestão das instituições de ensino e nas próprias escolas.

O processo de aprendizagem por projetos, transforma o espaço escolar em um ambiente vivo de interações, ativo, onde todo conhecimento é construído em estreita relação com os contextos em que são utilizados, unindo aspectos cognitivos, emocionais e sociais.

A importância dessa nova maneira de alfabetizar coloca o sentido de despertar no educador uma reflexão necessária, a respeito de sua prática pedagógica, contribuindo para uma concepção da construção de trabalho, onde o professor, diante dessa realidade, encontra subsídios para uma postura criadora, profunda e produtiva, redimensionando seu processo criativo.

Os projetos podem ser considerados como uma prática educativa que teve reconhecimento em diferentes períodos do século XX, porém, foi através do pensamento de Jhon Dewey (1859-1952) e outros representantes da chamada Pedagogia Ativa, que surgiram as primeiras referências ao trabalho com projetos como meio pedagógico. Dewey, filósofo,psicólogo e pedagogo liberal norte-americano, exerceu forte influencia sobre toda a pedagogia contemporânea; foi o defensor da “ Escola Ativa”, que propunha a aprendizagem do aluno através da atividade pessoal.

Essa metodologia destaca o principio da aprendizagem por descobertas, e estabelece que a atitude de aprender parte do interesse dos alunos, que por sua vez, aprendem fundamentalmente pela experiência. O professor neste contexto, é visto como facilitador no processo pela busca do conhecimento, e cabe a ele organizar e coordenar as situações de aprendizagem, adaptando suas ações às características individuais de cada aluno, desenvolvendo suas capacidades e habilidades.

Para Jean Piaget (1969), psicólogo, francês, a Escola Ativa tinha o mérito de envolver, no processo de aprendizagem, o interesse do aluno, sua ação, e reflexão, sem excluir o esforço do mesmo.

Os projetos tem então, o conceito de unificar aspectos importantes relativos aos processos de aprendizagem, a ação realizada com empenho pessoal, a intencionalidade dessa ação, ou seja, a existência de um objetivo e sua inserção no contexto social.

A função do projeto é a de tornar a aprendizagem real e atrativa para o educando, englobando a educação em um plano de trabalho agradável, sem impor os conteúdos programáticos de forma autoritária, assim, o aluno busca, pesquisa e consegue suas informações, lê, conversa, investiga, calcula, e enfim, inicia a construção e ampliação de novas estruturas cognitivas.

Dentro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com