TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alfabetização

Tese: Alfabetização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/6/2013  •  Tese  •  1.186 Palavras (5 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

Esta atividade em grupo tem o objetivo de registrar os conhecimentos históricos e geográficos da vida conotada por dois alunos da educação Infantil, articulando com os estudos realizados nas aulas do Módulo: Aprendizagem, Ensino da História e Geografia, possibilitando a relação do nosso grupo de acadêmicos com o contexto escolar, ampliando e construindo novos saberes de modo a nos proporcionar competências e habilidades para desenvolvermos nossas próprias metodologias.

Deste modo iremos seguir fielmente a proposta de um trabalho de Laboratório Integrado que precisa ser calcado em uma articulação conjunta das áreas de conhecimento, naturalmente apresentada, sem tornar-se um trabalho artificial e de difícil desenvolvimento.

A Instituição de ensino escolhida para a realização deste laboratório é a mesma que o grupo está realizando o Estágio supervisionado em educação Infantil - Docência, a Escola TENIR LTDA, estabelecimento de ensino que promove a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio, e têm por finalidade contribuir para a formação integral do educando, assegurando-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania, fornecendo-lhe meios para progredir em estudos posteriores, como veremos no desenvolvimento.

Nesse trabalho o grupo entrevistou duas crianças do ensino infantil e escreveu as experiências históricas e geográficas desses alunos, observou também que os entrevistados compreendem seus tempo e espaço para essa faixa etária. Após a finalização do trabalho, foi realizado o registro das práticas como um todo. Também foi inserida no laboratório uma pesquisa realizada pelo grupo, para termos um embasamento teórico sólido durante a sua execução.

Nas considerações finais o grupo procurou exteriorizar sinergia gerada das observações realizadas durante a realização do laboratório em consonância com os estudos realizados nas aulas e os textos complementares na profissão que estamos preste a exercer.

DESENVOLVIMENTO

Este trabalho relata e discute a possibilidade e a importância de se aprender história e geografia nas séries iniciais do ensino infantil, a partir da leitura do mundo, da vida e do espaço vivido. Para tanto, aborda o papel dessas matérias nesse nível do ensino e a necessidade de se iniciar, nessa fase, um processo de alfabetização histórico-cartográfica. Considera também os conteúdos presentes nos currículo escolar como uma das maneiras de contribuir na alfabetização da criança. Tendo em vista esse objetivo, discute as exigências teóricas e metodológicas da história e da geografia para referenciar o ensino e a aprendizagem.

Com as entrevista realizadas passamos a consideramos que a leitura do mundo é fundamental para os alunos do ensino infantil, que vivemos em sociedade, e possam exercitar suas cidadanias, dando a ela a possibilidade de aprender a ler, aprendendo a ler o mundo; e escrever, aprendendo a escrever o mundo. Para tanto, buscamos refletir sobre o papel da história e a geografia na escola, em especial no ensino infantil, no momento do processo de alfabetização. Uma forma de fazer a leitura do mundo é por meio da leitura do espaço, o qual traz em si todas as marcas da vida das crianças. Desse modo, ler o mundo vai muito além da leitura de históricas e cartográficas, cujas representações refletem as realidades territoriais, por vezes distorcidas por conta das projeções cartográficas adotadas. Fazer a leitura do mundo não é fazer uma leitura apenas de datas e mapas, embora eles sejam muito importantes. É fazer a leitura do mundo da vida, construído cotidianamente e que expressa tanto as nossas utopias, como os limites que nos são postos, sejam eles do âmbito da natureza, sejam do âmbito da sociedade. Ler o mundo da vida

Verificamos durante as entrevistas que ler o mundo da vida, ler o espaço e compreender que as paisagens que podemos ver são resultado da vida em sociedade, dos homens na busca da sua sobrevivência e da satisfação das suas necessidades. Em linhas gerais, esse é o papel da história e da geografia na escola. Refletir sobre as possibilidades que representa, no processo de alfabetização, o ensino dessas matérias, passa a ser importante para quem quer pensar, entender e propor um componente curricular significativo. Presente em toda a educação básica, mais do que a definição dos conteúdos com que trabalha, é fundamental que se tenha clareza do que se pretende com o ensino de história e geografia e quais objetivos lhe cabem.

Observamos que para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com