TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alfabetização

Casos: Alfabetização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2015  •  426 Palavras (2 Páginas)  •  118 Visualizações

Página 1 de 2

CONSTRUINDO O CONHECIMENTO COM O AUXÍLIO DA LUDICIDADE.

DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA

OBJETIVOS DIDÁTICOS:

 Perceber a matemática inclusa em situações do dia a dia;

 Utilizar contagem de cédulas e moedas;

 Realizar cálculos mentais utilizando a estimativa como recurso para análise e previsão de resultados;

 Reconhecer as notas e moeda do nosso sistema monetário;

 Operar com estruturas aditivas;

 Combinar notas menores resultando em um valor maior e correto.

 Manusear corretamente a calculadora.

METODOLOGIA

 Resgatar os conhecimentos prévios a cerca do conteúdo. Tais como: qual o nome do dinheiro vigente em nosso país? Para que serve o dinheiro? Em que situações faz-se necessário o uso do mesmo? Qual o menor e o maior valor existente?

 Expor no quadro negro diversas notas com valores diferentes , assim como moedas existentes do nosso sistema monetário de modo que os alunos relatem as principais diferenças, tamanhos reconhecendo e identificando (cédulas e moedas).

 Comparar cédulas e valores para que os alunos percebam que as notas possuem valores, cores, representações diferentes tais como: animais da fauna e flora que representam um determinado valor.

 Solicitar que os alunos individualmente efetuem cálculos a partir de estimativa observando, notas e moedas expostas na lousa, em seguida fazer o cálculo no quadro negro. Enquanto 3 alunos da equipe adversária realizam o calculo com o auxilio de uma calculadora antecipando a resolução do cálculos de modo que fiquem na expectativa do resultado encontrado pelo aluno solicitado.

 Dividir a turma em duas equipes, apresentar os materiais a serem usados no jogo das argolas, explicar o jogo, explanar as regras do jogo e a ordem dos jogadores.

 Iniciar o jogo respeitando a ordem dos jogadores, colocar no quadro os valores conseguidos na jogada, logo após os alunos irão realizar o cálculo dos valores, alunos da outra equipe farão o cálculo com o auxilio de uma calculadora.

 Lança-se o dado e o número obtido será o número de argolas a serem lançadas pelo jogador, caso acerte alguma garrafa, anotar o número de pontos na tabela, depois de 3 rodadas, somam-se os pontos de cada jogador, vence quem obtiver maior valor monetário.

 Lançar questionamentos para a turma tais como: qual jogador conseguiu um valor maior? Qual a diferença de valor entre os jogadores? O próximo jogador irá precisar conseguir qual valor para igualar a soma da equipe que esta á frente da disputa?

 Realizar coletivamente o cálculo final, somando todos os valores logo após o cálculo, realizar a comparação entre os valores, fazendo a subtração entre os valores para vê a diferença existente entre as equipe. Nomear a equipe vencedora.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com