TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Sintatica

Exames: Analise Sintatica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/4/2013  •  2.443 Palavras (10 Páginas)  •  1.633 Visualizações

Página 1 de 10

1. SUJEITO - um termo essencial da oração, é de quem (ou do quê) fala o verbo (quem morre? quem foi às compras? quem estava florindo?). Pode ter um ou mais núcleos.

Núcleo do sujeito é, portanto, a palavra principal que forma o sujeito.

Classificação do sujeito

a) Simples: caso tenha um único núcleo. Ex.:Um homem alto abriu a porta.

b) Composto: caso tenha mais de um núcleo. Ex.:Os tigres e os rinocerontes estão ameaçados de extinção. Núcleos do sujeito: "tigres" e "rinocerontes".

c) Ocultol: caso não esteja expresso na oração, mas possa ser identificado pela terminação (ou desinência) do verbo. Ex.:Ficamos abestalhados com tanta corrupção.

d) Sujeito indeterminado: é aquele que não se pôde ou não se quis apontar e que também não se pode identificar pelo contexto ou pela terminação verbal. O sujeito indeterminado pode acontecer:

a) Com o verbo na terceira pessoa do plural não se referindo a nenhum substantivo no plural ou aos pronomes "eles" e "elas" anteriormente mencionados. Exemplo: Bateram minha carteira no ônibus.

b) Com verbos intransitivos, transitivos indiretos ou de ligação, na terceira pessoa do singular, acompanhados da partícula "se". Exemplo: Trata-se de um ladrão hábil, de um mão leve.

e)Oração sem sujeito:Apesar de ser um termo essencial da oração, o sujeito pode não existir em algumas orações. São as orações de sujeito inexistente, ou orações sem sujeito.

Em geral, são orações sem sujeito:

a) As que se referem a fenômenos da natureza. Ex.:Anoitece tarde no horário de verão. (pense: "quem é que anoitece tarde no horário de verão?", obviamente, 'ninguém anoitece. A oração não tem sujeito!)

b) As que apresentam os verbos "haver", "fazer" e "ser", empregados de forma impessoal, como nos exemplos: Há poucos leitores no Brasil. Faz três anos que me mudei dali. Hoje são oito de fevereiro.

2. PREDICADO - termo essencial da oração, pode ser classificado em:

a) predicado verbal - verbo transitivo +complemento verbal = objeto direto e /ou indireto

Ex.: Ele contou o segredo a todos. (contou = verbo transitivo direto e indireto / o segredo = objeto direto / a todos=objeto indireto)

OBJETO DIRETO - O objeto direto (OD) é o termo que completa o sentido do verbo transitivo direto (VTD) e liga-se a ele sem preposição. Serve para indicar o ser ao qual a ação se direciona.Para encontrar o OD, duas perguntinhas básicas precisam ser feitas ao verbo: o quê? / quem?. Acompanhe:

O prefeito assinou o documento.

↓ ↓

(VTD) (OD)

A menina amava a natureza.

↓ ↓

(VTD) (OD)

Ontem ele deixou cinco caixas aqui.

↓ ↓

(VTD) (OD)

OBJETO INDIRETO- (OI), se analisado morfologicamente, vem precedido por uma preposição (a, para) e, na terceira pessoa, corresponde aos pronomes átonos lhe e lhes. E qual é o seu conceito? O OI é o termo que completa o sentido do verbo transitivo indireto (VTI) na oração e geralmente vem auxiliado por uma preposição conforme citado acima. Viu qual é a importância de saber identificar a transitividade do verbo?

Na dúvida sobre a transitividade verbal, consulte ao dicionário. Ele será o seu melhor amigo na hora de analisar o objeto em uma oração.

Agora veja dicas básicas para identificá-lo:

1. Vem sempre associado ao verbo transitivo.

Meu amigo gosta de música pop.

↓ ↓

(VTI) (OI)

2. Pode complementar verbos acompanhados de objeto direto, nesse caso, indicando a posse de algo ou a dependência do objeto indireto.

Os EUA declarou guerra à Espanha.

↓ ↓ ↓

(VTDI) (OD) (OI)

3. Indica quem faz ou quem sofre com a ação verbal.

O filho respondeu à mãe.

↓ ↓

(VTI) (OI)

4. É ligado ao verbo por meio de uma preposição (obrigatória).

Recorri ao banco.

↓ ↓ ↓

(VTI) (prep.) (OI)

Você não se lembra de todas as preposições? Então, confira!

A, ao, ante, após, até, com, contra, de, desde, em, entre, para, perante, por, sem , sob, sobre etc.

VERBO INTRANSITIVO - O galo canta.

O sujeito da oração é "o galo". Pois bem, aquilo se diz do galo é o predicado dessa oração. Ou seja, "canta" é o predicado da oração. Nesse exemplo, podemos observar que o predicado é formado por um verbo intransitivo - o verbo cantar. A ação que ele expressa tem sentido completo. Vamos a uma outra situação, dessa vez expressa por um ditado popular.

núcleo do predicado verbal = vair ser sempre o verbo

b) predicado nominal - verbo de ligação + predicativo do sujeito = qualidade, característica do sujeito

EX: Maria é bonita. (é=verbo de ligação/bonita=predicativo do sujeito)

núcleo do predicado nominal = vair ser sempre o predicativo do sujeito

PRINCIPAIS VERBOS DE LIGAÇÃO: continuar, andar, ficar, estar, ser, permanecer, parecer, tornar-se

c)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com