TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Ed Especial

Pesquisas Acadêmicas: Atps Ed Especial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2014  •  2.047 Palavras (9 Páginas)  •  674 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO..................................................................................................... 4

1.ETAPA 1............................................................................................................ 5

2. ETAPA 2............................................................................................................ 7

3. ETAPA 3 ............................................................................................................ 8

4. ETAPA 4............................................................................................................ 9

CONSIDERAÇÕES FINAIS................................................................................ 11

REFERÊNCIAS..................................................................................................... 12

INTRODUÇÃO

As discussões e análises preliminares deste estudo anunciam a exigência de uma articulação dialógica e ações transdisciplinares entre professores da Educação Especial e do ensino regular, gestores, coordenadores pedagógicos, pais e comunidade escolar tendo em vista a (re)elaboração do projeto e a construção de práticas pedagógicas que assegurem o direito à diversidade, o acesso ao conhecimento e a inclusão de todos os educandos..

A inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no ensino regular requer uma revisão conceitual da estrutura curricular dos cursos de formação de professores. Este trabalho discute os fundamentos, a política, as possibilidades e os limites da proposta de formação de educadores para o ensino regular e o especial. Trata-se de um estudo na perspectiva sociocultural, com suporte reflexivo de grupos focais, para formação continuada de professores no contexto escolar.

As pesquisas sobre a inclusão escolar enfatizam a necessidade de reflexão sobre: as concepções, crenças e atitudes diante da diversidade, diferença e multiculturalidade; a qualidade das ofertas educativas e da gestão escolar; e a necessidade de rever os programas de formação inicial e continuada de professores.

1. ETAPA 1

CONCEITOS DE INTEGRAÇÃO E INCLUSÃO ESCOLAR:

culminam dois tipos de atitudes:

De proteção e assistencialismo;

De eliminação, menosprezo e destruição.

As primeiras escolas de Educação Especial,foram voltadas em primeiro plano para os deficientes sensoriais, houve então a promulgação do novo Ato Legal que colocava como objetivo final de todo serviço de Educação Especial, o seguinte: “É necessário criar condições de vida para a pessoa retardada mental semelhantes, tanto quanto possível, às condições normais da sociedade em que vive”

Este foi o subsídio legal e filosófico do princípio de normalização que tomou corpo a nível universal posteriormente e expandiu do âmbito restrito à pessoa portadora de deficiência mental, a todas as pessoas que apresentam necessidades especiaisA integração dos PNE é uma das mais importantes consequências do princípio de normalização.

"A ideia de integração surgiu para derrubar a prática de exclusão social a que foram submetidas as pessoas deficientes por vários séculos. A exclusão ocorria em seu sentido total, ou seja, as pessoas portadoras de deficiências eram excluídas da sociedade para qualquer atividade porque antigamente elas eram consideradas inválidas, sem utilidade para a sociedade e incapazes para trabalhar, características estas atribuídas indistintamente a todos que tivessem alguma deficiência."

A integração é um processo de inserção do PNE no ensino regular e pode ser conceituada como um “fenômeno complexo que vai muito alémde colocar ou manter [PNE] em classes regulares.

O processo de integração também pode ser definido

" como aquele que tem por objetivo incorporar física e socialmente as pessoas portadoras de deficiência, afim de usufruírem dos bens socialmente produzidos, habilitando-as, oferecendo-lhe os instrumentos contemporâneos para o exercício da cidadania

A inclusão e integração social contam com o apoio do monopólio médico para ação integrada, isto é, o que antes era feito somente pelo médico, agora é feito pelo médico em conjunto com uma equipe multi-profissional;

• Da instituição como um recurso dominante, para a instituição como parte dos recursos da comunidade;

• Do controle governamental centralizado à descentralização de decisões no sentido de que as decisões não passam mais a pertencer, unicamente ao governo, mas são divididas com as organizações não governamentais (ONG.s);

• Do sistema escolar acadêmico, exclusivo, para um sistema mais aberto e humanístico, isto é, abrem-se as portas das escolas para a possibilidade de atender também os Portadores de Necessidades Educacionais (PNE).

• Da caridade para o direito;

• Do controle e decisão dos pais aos direitos dosPNE;

• Da Associação de Pais, como proprietários e operadoras de serviços para a Associação de Pais, como orientadoras, defensoras, estimuladoras.

“o processo pelo qual a sociedade se adapta para poder incluir, em seus sistemas sociais gerais, pessoas com necessidades especiais e, simultaneamente estas se preparam para assumir seus papéis na sociedade, sendo assim”. O que é inclusão social?

“A inclusão social constitui, então, um processo bilateral no qual as pessoas, ainda excluídas, e a sociedade buscam, em parceria, equacionar problemas, decidir sobre soluções e efetivar a equiparação de oportunidades para todos.”

A prática da inclusão social repousa em princípios até então considerados incomuns, tais como: a aceitação das diferenças

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com