TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aula 1

Pesquisas Acadêmicas: Aula 1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2015  •  277 Palavras (2 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 2

Na aula 1 vimos que através do português temos várias formas de nos comunicarmos com as pessoas, assim com as pessoas mais intimas falamos de uma maneira informal, e com pessoas desconhecidas de maneira formal, porém não perdemos os aspectos linguísticos, apenas aumentamos nossa capacidade de se comunicar.

Nos comunicamos porque procuramos sempre dar sentido as coisas, interpretar situações, comunicando nossa forma de pensar, defendendo ideologias, expressando sentimentos e emitindo ideias e misturando valores humanos e sociais.

Sabemos também que a adequação vocabular é fundamental, distinguindo a informal da formal, não podemos ou devemos falar da mesma maneira em todos os lugares. O português também é a língua oficial de outros países, só possui algumas variações dependendo da região que é falado, que forma os “dialetos regionais”, que é a forma como cada região fala o português.

Existe diferença entre língua e linguagem, a língua refere-se a um conjunto de palavras e expressões usado por uma sociedade e a linguagem é a capacidade que nos permite exercitar a comunicação. A linguagem é exclusivamente dos seres humanos, animais tem apenas formas de se comunicar, expressando medo, fome, dor e alegria. Na prática a linguagem e a língua dependem de uma capacidade mental, acionamos a linguagem e surge a língua.

Existem dois tipos de linguagem, a “verbal” e “não verbal”, a verbal é portanto, aquela que utiliza palavras, seja escrita ou oral e a não verbal é o uso de imagens, figuras, tom de voz, sinalização de trânsito como meios de comunicação. É muito interessante observar que para manter uma comunicação não é preciso usar a fala e sim utilizar uma linguagem, seja, verbal ou não-verbal.

Fonte de pesquisa: Material da Estácio no SAI.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com