TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aula Significativa

Exames: Aula Significativa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  652 Palavras (3 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 3

Pedagogia – Uma aula significativa

Os princípios que devem orientar a organização de uma aula

A aula é a atividade onde se concretiza o processo didático. Ensinar, aprender, pesquisar e avaliar são as dimensões do processo didático, organizado e preparado pelo professor e seus alunos.

Ao organizar uma aula, evita-se o improviso das tarefas docentes articuladas com o projeto pedagógico do curso. A aula é a situação que propicia um conjunto de experiências e estímulos que interagem com professor e alunos. Ela é constituída de um sistema complexo de significados e de relações que definem as demandas da aprendizagem. O professor, como organizador do processo didático, tem de ser o mediador dessa ação.

A organização didática da aula tem algumas características: a colaboração envolve as relações colegiais entre professor e alunos; a contextualização da aula tem como referencia as peculiaridades dos alunos, suas necessidades cognitivas, afetivas, psicomotoras e sócio-culturais; ser coerente com o PPP e com as orientações curriculares e de ensino para o desenvolvimento da aula; a diversidade para atender às diferentes origens dos alunos, aos diferentes valores morais, éticos e culturais; a organização da aula é pensada para nortear o processo didático e não para condicioná-lo; a qualidade da aula é fundamental na autonomia, na criatividade e colaboração.

O professor, no momento de organizar sua aula, precisa atentar para as necessidades formativas de seus alunos. A questão central é determinar qual seu papel e o limite de sua responsabilidade no momento de organizar a aula, analisando criticamente as diretrizes curriculares nacionais e confrontando as ementas e programas de outros componentes curriculares afins, bem como fazer uma análise da própria prática docente.

Perguntar, indagar e questionar são formas de manifestar a curiosidade na busca de compreensão do mundo. O ato de indagar implica, para professor e alunos, uma reflexão sobre o sentido das próprias perguntas, e essa atitude tem alcance educativo. É por meio das respostas dessas perguntas e da maneira de articulá-las que professores e alunos vão constituir a ação formativa.

O conteúdo é um dos elementos estruturadores da organização didática da aula, e é elemento-chave para concretizar as intenções educativas, Esse conteúdo compreende seu conjunto de saberes culturais, cuja apropriação e assimilação pelos alunos são essenciais para a sua formação integral, e relaciona-se com os objetivos, elemento adequado para o desenvolvimento das capacidades do aluno.

Ao professor compete a complexa tarefa de selecionar, sequenciar e organizar os conteúdos a serem desenvolvidos no decorrer da aula. A relação pedagógica entre professor e aluno é mediada pelo conteúdo.

O método de ensino é um dos elementos estruturantes da organização didática da aula. É o caminho que une o ato de ensinar e de aprender. O professor deve ter domínio das orientações metodológicas, e os alunos têm que colocar em prática determinados níveis de habilidades, desde o domínio das técnicas de estudo, de discussão em grupo, de indagação, entre outros. Assim, professor e alunos realizam o processo ensino-aprendizagem.

O espaço da sala de aula também interfere muito nesse

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com