TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aula Tema

Artigo: Aula Tema. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2014  •  435 Palavras (2 Páginas)  •  364 Visualizações

Página 1 de 2

Capitulo 7

Escolha dos procedimentos de ensino e organização

Das experiências de aprendizagem

1. Critérios básicos para a escolha dos métodos de ensino

O processo de ensino se caracteriza pela combinação de atividades do professor os alunos vão atingindo progressivamente o desenvolvimento de suas capacidades mentais. São as ações do professor no sentindo organizar as atividades de ensino, afim de que os alunos podem atingir os objetivos em relação a um conteúdo especifico. A aprendizagem só ocorre quando o aluno realiza algum tipo de atividade. De acordo com o ambiente em que o aluno se encontra, ele aprende com ele mesmo na sua forma de agir na maioria das vezes. Os procedimentos de ensino devem contribuir para que os alunos participem das experiências de aprendizagem. Os métodos de ensino são ações do professor pelas quais se organizam as atividades de ensino e dos alunos para atingir os objetivos do trabalho docente em relação ao conteúdo especifico.

A) Adequação aos objetivos estabelecidos para o ensino e a aprendizagem;

B) A natureza do conteúdo a ser ensinado e o tipo de aprendizagem a efetivar-se;

C) As características dos alunos, como, por exemplo, sua faixa etária, o nível de desenvolvimento mental, o grau de interesse, suas expectativas de aprendizagem;

D) As condições físicas e o tempo disponíveis.

2. Classificação dos métodos de ensino

Piaget permite compreender como a criança e o adolescente aprendem, fornecendo um referencial para a identificação das possibilidades e limitações de crianças e adolescentes. Desta maneira, oferece ao professor uma atitude de respeito às condições intelectuais do aluno e um modo de interpretar suas condutas verbais e não verbais para poder trabalhar melhor com elas. Quanto aos métodos ativos Piaget os divide em:

a) Métodos fundados sobre os mecanismos individuais do pensamento.

b) Métodos fundados sobre a vida social da criança.

c) Socioindividualizados são os que combinam as duas atividades.

1. Os procedimentos de ensino devem contribuir para que o aluno mobilize seus esquemas operatórios de pensamento e participe ativamente das experiências de aprendizagem de que forma?

R: Observando, lendo, escrevendo, experimentando, propondo hipóteses solucionando problemas, comparando, classificando, ordenando, analisando e sintetizando.

2. Explique com suas palavras os métodos segundo Piaget ?

R: Segundo ele, a criança usa as interações sociais como formas privilegiadas de acesso a informações: aprendem a regra do jogo, por exemplo, através dos outros e não como o resultado de um engajamento individual na solução de problemas. Desta maneira, aprende a regular seu comportamento pelas reações, quer elas pareçam agradáveis ou não. Na vida social da criança valoriza a interação com seu grupo o aluno se interagem trazendo novas ideias e caminhos a seguir inclui trabalhos realizados em grupos estudo de casos. E sócios individualizados que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com