TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aula-tema 04: Procedimentos E Recursos Da Coesão: A Substituição

Casos: Aula-tema 04: Procedimentos E Recursos Da Coesão: A Substituição. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2015  •  1.715 Palavras (7 Páginas)  •  1.156 Visualizações

Página 1 de 7

De maneira diferente dos recursos da repetição, que estudamos na aula anterior, a substituição consiste em retomar algum referente no texto por meio de um elemento gramatical ou lexical diferente, mas que seja equivalente do ponto de vista semântico e textual. Em outras palavras, no recurso coesivo da substituição, retoma-se um referente por outro termo que desempenha o mesmo sentido na articulação das partes do texto.

A substituição gramatical

Um exemplo clássico do mecanismo da substituição é a função desempenhada pelos pronomes, que são unidades gramaticais utilizadas para se remeter às pessoas ou a outros elementos já mencionados em um texto:

(1) Os alunos estão ansiosos em relação aos resultados das avaliações finais. Eles aguardam a divulgação das notas.

No exemplo acima, o referente alunos é retomado claramente pelo pronome pessoal eles. A substituição pronominal constitui o mecanismo da substituição gramatical. Não só os pronomes pessoais são utilizados nesse tipo de substituição, mas também os possesivos, os demonstrativos, os relativos e os indefinidos. Vejamos os seguintes exemplos:

(2) A Receita Federal lançou nesta segunda-feira o maior programa de cobrança de tributos atrasados da história. O órgão vai tentar recuperar R$ 86 bilhões, devidos por 541.890 contribuintes, incluindo empresas e pessoas físicas.

Esses recursos vão engordar o caixa da União num momento em que a arrecadação perde fôlego devido à fraqueza da economia e às desonerações concedidas pelo governo para reanimar a atividade.

SCHREIBER, Marina. Receita lança maior programa de cobrança de tributos atrasados da história. Mercado Folha de São Paulo, 2012. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/mercado/1154692-receita-lanca-maior-programa-de-cobranca-de-tributos-atrasados-da-historia.shtml. Acesso em: 17 set. 2012. (Fragmento).

No exemplo (2), o referente R$ 86 bilhões é retomado no parágrafo seguinte pelo pronome demonstrativo esses. Percebemos que não houve a repetição do valor monetário, mas sim a substituição por um pronome demonstrativo e um substantivo (esses recursos) que ligam claramente a informação do primeiro parágrafo ao conteúdo desenvolvido no segundo. O exemplo (3) ilustra a retomada por meio de pronomes pessoais do caso reto, oblíquo e pronomes possesivos.

(3) Quando morreu, em 1977, Clarice Lispector era uma das figuras míticas do Brasil, a Esfinge do Rio de Janeiro, uma mulher que fascinava os brasileiros praticamente desde a adolescência. “Ao vê-la, levei um choque, disse o poeta Ferreira Gullar, relembrando o primeiro encontro entre os dois. “Seus olhos amendoados e verdes, as maçãs do rosto salientes, ela parecia uma loba – uma loba fascinante. (...) Imaginei que, se voltasse a vê-la, iria me apaixonar por ela”.

MOSER, Benjamin. Clarice, uma biografia. 2. ed. São Paulo: Cosac Naify, 2011. (p.12).

O exemplo (3) retoma por meio do pronome a (em vê-la), seus e ela o referente Clarice Lispector. É possível constatar claramente que a coesão de todo o parágrafo é estabelecida pela retomada do referente Clarice Lispector por meio da substituição gramatical, ou seja, os pronomes possibilitam evitar a repetição literal do referente ao longo do texto.

O pronome relativo que também constitui um importante mecanismo de coesão por substituição. Vejamos o exemplo (4) para compreendermos a retomada pelo pronome relativo.

(4) Segundo o professor Luís Roberto Barroso, que representa os candidatos preteridos e fará a sustentação oral amanhã no CNJ, “a realização de entrevistas secretas reedita uma antiga prática do regime militar, que permitia a distinção entre os candidatos adequados e inadequados, naturalmente segundo os critérios pessoais dos examinadores”.

RODRIGUES, Fernandes. O preconceito na escolha de juízes em SP. Blog do Fernando Rodrigues, 2012. Disponível em: http://fernandorodrigues.blogosfera.uol.com.br/2012/09/17/o-preconceito-na-escolha-de-juizes-em-sp/. Acesso: 17 set. 2012.

No início do parágrafo, o referente Luis Roberto Barroso é retomado pelo pronome que. Já a segunda ocorrência desse pronome retoma uma predicação inteira (a realização de entrevistas secretas reedita uma antiga prática do regime militar) e não apenas um referente isolado, como é o caso da primeira ocorrência do mesmo pronome nesse parágrafo.

A substituição lexical

Na substituição lexical, a retomada de algum referente é realizada por meio de unidades lexicais (palavras) que promovem a ligação entre os seguimentos textuais. O princípio da substituição lexical é a equivalência textual. Assim como a repetição, a substituição lexical é uma outra forma de mostrar que dois seguimentos de um texto estão inter-relacionados semanticamente. Portanto, a substituição de palavras deve ser realizada observando as possibilidades construção de sentido. Essa atenção é necessária para que não seja perdida a continuidade dos seguimentos textuais e também a especificidade dos referentes que são apontados ao longo do texto. O exemplo abaixo ilustra um caso de substituição lexical:

(5) O Smart aposta no apelo ecológico (consome pouco, polui pouco) e em itens de segurança como a carroceria que protege o motorista em acidentes. O Fiat 500 Lounge é descolado e esportivo. Mas o principal problema dos dois é o mesmo: as características do Brasil. São carros para rodar por cidades planas e bem asfaltadas, e por curtas distâncias. A extensa lista de equipamentos dos modelos não ajuda na relação entre a suspensão e as péssimas vias de muitas cidades do país.

RIBEIRO, Ricardo.Ultracompactos, 500 e Smart se destacam pelo desempenho. Classificados. Folha de São Paulo, 2012. Disponível em: http://classificados.folha.uol.com.br/veiculos/1150177-ultracompactos-500-e-smart-se-destacam-pelo-desempenho.shtml. Acesso em: 18 set. 2012.

Podemos observar, no exemplo 5, que os referentes são dois modelos de carro: o Smart e o Fiat 500 Lounge, que são retomados pelos seguintes itens lexicais: dois, carros e modelos. O mesmo acontece com o referente Brasil, que é retomado por país. As palavras escolhidas para retomarem os referentes ligam os períodos sem interferirem na construção do sentido. Conseguimos facilmente inferir que os itens lexicais dois, carros e modelos retomam Smart e o Fiat 500 Lounge, que estão indicados no início do texto.

A substituição lexical acontece de três formas diferentes, que são: sinonímia, hiperonímia e caracterização situacional. Vejamos mais detalhadamente cada um desses recursos.

Substituição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com