TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bom e Bowditch

Tese: Bom e Bowditch. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2014  •  Tese  •  594 Palavras (3 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 3

hdhdhdjfjfgkgglPara Buono e Bowditch (2004), devemos nos limitar a três intervenções básicas; o feedback de pesquisas, consultoria de processos e Desenvolvimento Organizacional de grid.

O feedback de pesquisa consiste na coleta de dados, através do uso de um questionário estruturado, esse tipo de instrumento é algo pré-fabricado e baseado em uma estratégia teórica, envolvendo cinco etapas inter-relacionadas. A primeira é conhecer as metas, os papeis envolvidos, o cronograma, quais os dados necessários, quem terá acesso e como será feito i feedback.

feito o feedback.

A segunda é a fase de planejamento e desenvolvimento, identificando as preocupações organizacionais relevantes. A terceira é a fase de implementação e administração, utilizando um questionário como teste piloto.

A quarta etapa é a fase de análise e feedback, os dados são analisados e comunicados por meio de relatórios e reuniões, sendo aprofundada no grupo de planejamento. E a quinta é a continuidade do programa e desenvolvimento organizacional, onde as informações geradas pelo processo de pesquisa são usadas para lidar com problemas, reformulações de cargos, necessidade de treinamento, sugerindo que a pesquisa seja repetida de dois em dois anos.

Diagnóstico organizacional é o resultado de um processo de coleta, tratamento e análise dos dados colhidos na organização. (Hesketh, 1978, p. 18). Consiste em três etapas de pesquisa de coleta de dados:

2.1.2 ANÁLISE DO DIAGNÓSTICO

A partir das analises quantitativas e qualitativas dos dados obtidos, é possível elaborar um conjunto de estratégias de desenvolvimento, visando identificar as necessidades de treinamento. (HESKETH, 1978)

Esse processo consiste na operação, análise das necessidades e formulação de estratégias que se dá em três etapas:

➢ Apuração dos dados: correção dos questionários utilizados e tabulação de dados;

➢ Análise das necessidades: análise dos dados levantados e tabulados visando identificar as necessidades de treinamento;

➢ Diagnóstico e formulação de estratégias: elaboração do diagnóstico organizacional, conforme o modelo-padrão, com definição de estratégias de desenvolvimento;

A avaliação do diagnostico não deve ser analisada como um processo inicial isolado, mas sim, como um processo continuo e sistemático, pois caso revele falhas e incorreções é importante voltar ás informações que causaram a formulação dessas proposições. (MOTTA, 1979)

Uma das formas de analisar é através do modelo de Swot, o objetivo é possibilitar que a empresa se posicione para tirar vantagens de determinadas oportunidades do ambiente e evitar ou minimizar as ameaças ambientais. Com isso a empresa tenta enfatizar seus pontos fortes e moderar o impacto de seus pontos fracos que ainda não foram plenamente utilizados e identificar os que pontos fracos que podem ser corrigidos (WRIGTH; KROLLl; PARNELL, 200

2.2 ANÁLISE DO AMBIENTE EXTERNO

Para Chiavenato

(2003), o diagnóstico estratégico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com