TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CETCE

Ensaios: CETCE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2013  •  3.976 Palavras (16 Páginas)  •  478 Visualizações

Página 1 de 16

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO E DOS SENTIDOS SENSORIAIS HUMANOS NA APRENDIZAGEM DO MEIO AMBIENTE.

Andrea Inês Goldschmidt1

Dilma Terezinha de Moraes Machado1

Eliana Madalena Souza Staevie2

Ana Luiza Grohe Machado 3

Marluce Ferreira Flores4

Resumo: O presente artigo aborda a importância da prática dos sentidos sensoriais na aprendizagem sobre meio ambiente com base em atividades realizadas durante o primeiro semestre de 2008. Tem-se como objetivo evidenciar a importância da utilização do tato, da visão, da audição, do paladar e do olfato nas práticas ambientais, como também salientar a importância do lúdico na aprendizagem. Para tanto, se abordará a importância dos sentidos sensoriais do corpo humano no processo de ensino-aprendizagem, se ressaltará a influência do lúdico e da prática científica na construção cognitiva das Ciências e se enfatizarão atividades desenvolvidas na construção da consciência ambiental pelo uso dos sentidos.

Palavras-chave: sentidos sensoriais, ensino-aprendizagem, meio ambiente.

1. INTRODUÇÃO

A percepção de mundo, para os seres humanos, se dá por meio dos sentidos sensoriais: audição, tato, paladar, olfato e visão. A união e o estímulo desses sentidos facilitam o processo de aprendizagem do educando, pois o conhecimento do mundo chega por meio desses sentidos, sendo captado por células sensoriais e, posteriormente, interpretado pelo cérebro. Dessa forma, o corpo se estabelece como o principal instrumento de aprendizagem.

O uso de atividades práticas de caráter lúdico ou científico estimula o gosto do educando pela aprendizagem. A prática explora a maior parte dos sentidos sensoriais ao mesmo tempo, tornando maior essa porta de entrada do mundo exterior, facilitando a interpretação do cérebro no processo cognitivo.

____________________________

1 Biólogas, Professoras na ULBRA, Campus Cachoeira do Sul, RS

2 Pedagoga, Professora de Educação Infantil

3 Acadêmica do curso de Biologia da ULBRA, Campus Cachoeira do Sul, RS

4 Acadêmica do curso de Pedagogia da ULBRA, Campus Cachoeira do Sul, RS

Os jogos e as atividades práticas podem ser encarados como simples brincadeiras pelas crianças; mas, no ensino, possuem uma proporção muito maior: levam a uma percepção cognitiva, transformando o concreto em abstrato. As crianças assimilam a cultura do meio em que vivem por meio de jogos e brincadeiras. Durante todo o tempo de desenvolvimento infantil, o lúdico está presente. A partir de uma atividade lúdica, além de sentir prazer e ter diversão, a criança desenvolve habilidades motoras e intelectuais (TAFNER; FISCHER, 2004).

Abordar-se-á a importância dos sentidos sensoriais do corpo humano no processo de ensino-aprendizagem, ressaltando a influência do lúdico e da prática científica na construção cognitiva, enfatizando algumas atividades importantes para o auxílio à educação ambiental.

2. Fundamentação Teórica

O cérebro humano é responsável pelo recebimento e interpretação das sensações captadas pelos órgãos dos sentidos, transformando-as em informações valiosas para o corpo. Essas sensações e informações são preciosas no processo cognitivo do educando.

Os processos, como audição, tato, entre outros, diretamente ligados à aprendizagem, são interpretados por áreas específicas situadas no córtex cerebral. Conforme McCrone (2002, p. 14), “o cérebro contém áreas especializadas em diversas atividades, como planejar movimentos, fazer julgamentos ou mapear o cenário visual”.

Todo ser vivo interage com o mundo a sua volta por meio dos órgãos ou estruturas dos sentidos. Porém, para que essa percepção de mundo ocorra, é imprescindível receber, transportar e transformar estímulos em informações necessárias para interpretação do meio em que se vive. Todo esse processo gera aprendizado cognitivo. No corpo humano, Pocock & Richards, 2006, descrevem que a capacidade de perceber o ambiente é realizada por células sensoriais, altamente especializadas, espalhadas pelo corpo ou concentradas nos chamados órgãos dos sentidos, formando o que se conhece por sentidos do corpo humano. Os estímulos são capturados por essas células sensoriais e levados até o cérebro através de impulsos nervosos. Chegando ao cérebro, o impulso nervoso é interpretado como uma sensação visual, olfativa, auditiva, gustativa ou de toque. Entretanto, os impulsos gerados pelos diferentes órgãos sensoriais são interpretados em regiões distintas no cérebro.

Os sentidos sensoriais são a porta de entrada para aprendizagem no corpo humano. Explorar técnicas que privilegiam o uso dos sentidos auxilia a captação dos mais diversos conteúdos. “Maria Montessori defendia que o caminho do intelecto passa pelas mãos, porque é por meio do movimento e do toque que as crianças exploram e decodificam o mundo ao seu redor. ‘A criança ama tocar os objetos para depois poder reconhecê-los’, disse certa vez.” (NOVA ESCOLA, 2006, p. 32).

Entre todos os sentidos sensoriais, os que mais se destacam é o tato e a visão. Tuan (1980) destaca a importância dos sentidos, sendo o mais utilizado pelos seres humanos na percepção ambiental, a visão. Em relação à visão, o autor ainda ressalta que, dos cinco sentidos tradicionais, o homem depende mais conscientemente da visão do que aos demais sentidos para repensar o mundo. É predominantemente um animal visual. Assim, podemos afirmar que os sentidos são partes necessárias e fundamentais no processo de percepção dos indivíduos e das suas sensações relacionadas ao ambiente, ao seu habitat. Fischer (2001, p. 57) afirma que, “para o ser humano, o rosto, a boca e as mãos são seus principais meios de explorar o ambiente e, por esse mesmo motivo, é grande a inervação nessas áreas. Neste sentido, é fácil entender a importância de utilizar e explorar atividades manuais.

Tafner e Fischer (2004, p. 144) afirmam acreditar na simbiose do corpo e do conhecimento, porque a ação, mediada pelo corpo, ativa outros canais além do visual e do auditivo. O corpo como um todo é um canal de convergência sensorial. Por sabermos que o corpo também participa do aprendizado, também sente e também se recorda, precisamos reconhecê-lo, respeitá-lo e utilizá-lo mais em nossas vidas. E se tem esse atributo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.4 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com