TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CLASSE DE PALAVRAS

Artigo: CLASSE DE PALAVRAS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/9/2014  •  2.016 Palavras (9 Páginas)  •  376 Visualizações

Página 1 de 9

Classes de Palavras

Língua Portuguesa

Neste curso, pretendemos apenas conhecer melhor todas as Classes Gramaticais de palavras, ainda que de forma superficial, já que é importante ter uma visão global do assunto antes de estudar suas minúcias. Assim, não é nosso objetivo, neste momento específico, o estudo aprofundado de cada uma das classes, já que isso será feito nos cursos específicos de cada uma delas.

1 - Classes de Palavras

1.1 - Introdução

As palavras usadas na nossa língua podem ser divididas em Classes Gramaticais em razão do significado e da função de cada uma.

O estudo dessas Classes Gramaticais nos ajuda a ter mais segurança ao escrever e a ter uma maior facilidade de expressão, seja de forma oral ou escrita.

Mas não imagine que sempre será necessário reservar um tempo para fazer uma análise das palavras antes de criar uma frase ou oração. Com o tempo, após fazer muitos exercícios, analisar textos de outros autores e criar seus próprios textos, esse processo passa a acontecer automaticamente. É a prática que nos dá essa agilidade.

1.2 - Classes Gramaticais

Ao todo, são 10 (dez) Classes Gramaticais, 6 (seis) delas compostas por palavras variáveis e mais 4 (quatro) de palavras invariáveis.

As palavras chamadas variáveis são aquelas que podem se flexionar em gênero, número, tempo, modo, pessoa etc. São elas:

1. Substantivo

2. Artigo

3. Adjetivo

4. Numeral

5. Pronome

6. Verbo

Já as palavras chamadas invariáveis não se flexionam. São elas:

1. Advérbio

2. Preposição

3. Conjunção

4. Interjeição

Vamos, a partir de agora, relembrar as definições, funções e exemplos de cada uma dessas Classes Gramaticais.

1.3.1 - Substantivo

Basicamente, Substantivo é toda palavra que dá nome a seres, objetos, lugares, sentimentos, ações, qualidades ou estados etc.

Exemplos:

Seres: cachorro, flor, homem, Maria, João

Objetos: computador, borracha, livro

Lugares: sorveteria, aeroporto, Belo Horizonte, Brasil

Sentimentos: amor, ódio, rancor, aflição, afeição

Ações: nascimento, digitação, colheita, salto

Qualidades ou estados: beleza, alegria, juventude

Os substantivos podem ser classificados em comuns e próprios, concretos e abstratos, e coletivos.

Quanto à formação, podem ser primitivos ou derivados e simples ou compostos.

E são variáveis, pois podem se flexionar em gênero (masculino e feminino), número (singular e plural) e grau (aumentativo e diminutivo).

1.3.2 - Artigo

O Artigo é uma palavra variável que acompanha os substantivos e tem a função de determiná-lo, indicando-lhe ainda gênero e número. Isoladamente, o artigo não possui nenhum significado.

Podem variar em gênero e número, de acordo com o substantivo ao qual se referem.

Os artigos são classificados como Definidos quando determinam o substantivo de modo particular e preciso, ao passo que são Indefinidos quando determinam o substantivo de forma geral, vaga e imprecisa. Os artigos definidos são as palavras: o, a, os, as. Já os artigos indefinidos são: um, uma, uns, umas.

1.3.3 - Adjetivo

O Adjetivo é a palavra que atribui características aos seres, objetos, lugares, sentimentos, ações, qualidades etc, ou seja, ao substantivo.

Assim, dizemos que o adjetivo modifica o substantivo, atribuindo-lhe uma qualidade ou expressando sua aparência, aspecto ou mesmo seu estado. Por exemplo: água fria, sapato grande, carne congelada.

O adjetivo, assim como o substantivo, também pode ser classificado quanto à sua formação em primitivos ou derivados e simples ou compostos, e variar em gênero, número e grau.

1.3.4 - Numeral

O Numeral é a palavra que modifica o substantivo determinando a sua quantidade em números, múltiplos ou fração, ou mesmo a sua ordem em uma determinada seqüência. Por exemplo: dois bois, salto triplo, meio quilo, primeiro lugar. Podem ser classificados em numerais ordinais (um, dois, três), cardinais (primeiro, segundo, terceiro), multiplicativos (duplo, triplo, sêxtuplo) e fracionários (meio, terço, onze avos).

Como regra, os numerais são variáveis, mas nem todos os numerais variam em gênero e número. Por exemplo, os numerais cardinais em geral são invariáveis, com exceção de um (uma), dois (duas), e dos terminados em -entos e -ão (quinhentas, milhões).

1.3.5 - Pronome

Os Pronomes constituem uma categoria de palavras tão importante quanto a dos substantivos. Eles podem servir como uma espécie de curinga, sendo usados para substituir um substantivo. Pode ainda se referir a um substantivo, ou acompanhá-lo qualificando-o de alguma maneira. Variáveis em gênero e número, os pronomes concordam com o substantivo ao qual substituem, se referem ou qualificam.

Podem ser classificados como pessoais (eu, você, eles), possessivos (meu, seu), demonstrativos (este, aquele), interrogativos (quem, qual), indefinidos (alguma, alguém), relativos (que, qual) e reflexivos (si mesmo).

1.3.6 - Verbo

Os Verbos são palavras que podem indicar uma ação (correr, trabalhar), um estado (ser, estar), um fenômeno da natureza (chover, ventar), uma ocorrência (aconteceu, sucedeu), uma vontade, desejo ou sentimento (sentir, querer), uma conveniência (convém, cumprir), uma opinião (achar) etc.

A classe dos verbos é a mais variável da língua portuguesa, se flexionando em número, pessoa,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com