TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cdcx

Ensaios: Cdcx. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2013  •  812 Palavras (4 Páginas)  •  1.209 Visualizações

Página 1 de 4

15-Complete a lacuna com a perspectiva da Psicologia a que se atribui à ênfase mencionada:

Os psicólogos _____________ enfatizaram o potencial humano e a importância do amor, do sentimento de fazer parte de algo, da auto-estima e da expressão pessoal...¿ (MORRIS & MAISTO, 2003, p. 14).

Marque a alternativa correta:

A Humanistas

B Behavioristas

C Psicanalistas

D Gestaltistas

E Positivos

________________________________________

16-As brincadeiras de mau gosto que comumente ocorrem no âmbito escolar e profissional expressam, na atualidade, um fenômeno social denominado bullying, que vem se expandindo rapidamente nas escolas, nos locais de trabalho, na vizinhança, nos espaços de lazer, entre outros. Trata-se de um conjunto de ações agressivas, intencionais e repetitivas (físicas ou psicológicas) cujo objetivo é intimidar, constranger, ridicularizar um indivíduo ou grupo incapaz de se defender. Impõe-se ao operador do direito saber identificar o fenômeno bullying, diferenciá-lo das brincadeiras próprias da idade bem como preveni-lo por meio de estratégias adequadas do saber conviver. Entre os comportamentos considerados bullying, incluem-se: I fazer sistematicamente comentários depreciativos sobre o desempenho de um colega nas aulas, apelidando-o pejorativamente; II tomar o lanche do colega, frequentemente, na hora do intervalo, fazendo que essa atitude pareça ser da iniciativa desse colega; III dar tapinhas nas costas do colega ao cumprimentá-lo, sempre com expressão de entusiasmo; IV grafitar as paredes dos ambientes escolares com comentários ofensivos aos colegas e aos profissionais de educação. Estão CORRETOS apenas os itens:

A I e III;

B I e IV;

C II e III;

D I, II e IV;

E II, III e IV.

________________________________________

17-Texto 1 :

Em 1997, a Unesco reuniu cientistas, políticos e estudiosos em Utrecht, na Holanda, para discutir como lidar com a violência entre crianças, adolescentes e jovens em escolas elinqüên. Um dos primeiros problemas do grupo foi chegar a um acordo sobre o que identifica alguém violento. Termos como “comportamento indesejável” ou “antissocial” e atitudes “politicamente incorretas” apareceram para descrever jovens “normais” e sem aparentes tendências à elinqüência, mas que, um dia, fizeram algo gravíssimo. Dez anos depois, essas questões permanecem desafiando pais, escolas e governos. O que leva jovens com família, dinheiro e acesso à boa educação a se comportarem como bárbaros sem motivo aparente? Este é o debate no qual o Brasil se envolve após tomar conhecimento de que um grupo de garotos da classe média alta carioca espancou covardemente uma empregada doméstica que estava sozinha em um ponto de ônibus, na madrugada do domingo 24. Até então, eles eram considerados “mimados e arrogantes”, segundo vizinhos e colegas de faculdade que não quiseram se identificar. Agora são criminosos. (Assis Filho e Eliane e Lobato. Comportamento: marginais de classe média. Revista ISTO É, 4 julho

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com