TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Classes Gramaticais

Pesquisas Acadêmicas: Classes Gramaticais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  809 Palavras (4 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

As palavras usadas na nossa língua podem ser divididas em Classes Gramaticais em razão do significado e da função de cada uma. O estudo dessas Classes Gramaticais nos ajuda a ter mais segurança ao escrever e a ter uma maior facilidade de expressão, seja de forma oral ou escrita.

A língua portuguesa é de longe uma das mais ricas em vocabulário e tópicos para estudo e aprofundamento na mesma. Nós a estudamos desde o momento em que entramos na escola, bem pequenos, e talvez nunca paramos para pensar que além da língua em si ter lá suas curiosidades, cada palavra que conhecemos pertence a uma classe diferente e desempenha uma função diferente na frase. Veja abaixo um pouco mais sobre cada classe gramatical, como também sãochamadas, e as suas características.

Classes gramaticais

Adjetivo

Os adjetivos são usados para dar qualidade à coisas ou pessoas, ou seja, temos por “adjetivo” toda palavra que estiver ligada a um substantivo com finalidade de dar-lhe algum tipo de atributo. Veja o exemplo:

A garota é bonita. O adjetivo aqui é “bonita” que está dando qualidade ao sujeito “garota”.

Advérbio

Os advérbios são usados para modificar outra palavra, seja ele um verbo, outro advérbio ou em casos raros um substantivo. Eles indicam as circunstâncias nas quais a ação irá ocorrer. Temos uma gama diferente de advérbios como os advérbios de tempo, modo, lugar, afirmação, negação e dúvida. Veja abaixo dois exemplo do uso de advérbios.

A menina nunca vai à escola. Neste caso o advérbio é a palavra “nunca” que é um advérbio de tempo. Determina o período em que a ação de ir à escola acontece, neste caso nunca.

Está bastante quente aqui. Aqui temos o “bastante” como advérbio de intensidade. Indica a intensidade com que o calor se apresenta.

Artigo

Os artigos aparecem antes dos substantivos e indicam a maneira como eles estão sendo empregados, se de forma definida ou indefinida, indica ainda o gênero e o número destes substantivos. Eles podem ser: o, a, os, as, um, uma, uns, umas. Confira o exemplo:

A garota correu. O artigo “a” indica que o substantivo “garota” está no feminino e no singular.

Uns peixes fugiram. O artigo “uns” indica que o substantivo “peixes” está no masculino e no plural, além de apresenta-lo de forma vaga, pois, não identifica de que peixes estão sendo tratados na frase.

Conjunção

As conjunções são palavras utilizadas para ligar, conectar orações ou dois termos que possuam a mesma função sintática. Podemos citar como exemplos de conjunções: pois, portanto, logo, como, mas, e, embora, todavia, porque, entretanto, quando, ora, que, quer, porém, contudo, seja, nem, conforme.

O garoto estudou, contudo não tirou boas notas. Neste caso a conjunção é o “contudo” que liga de forma adversativa as duas orações: “O garoto estudou” + “Não tirou boa notas”.

O garoto estudou e tirou boas notas. Neste caso a conjunção é o “e” que liga na forma de soma as duas orações: “O garoto estudou” + “Tirou boas notas”.

Interjeição

As interjeições são palavras usadas para exprimir de forma simples emoções ou sensações por meio de uma frase, e que levam o leitor a entender o estado de espírito do interlocutor. Elas são consideradas uma estrutura à parte da oração, são como “palavras-frase”. As interjeições podem ser de alívio, contentamento, agradecimento, animação, despedida, estímulo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com