TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Coerencia E Coesao

Artigos Científicos: Coerencia E Coesao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2013  •  2.666 Palavras (11 Páginas)  •  462 Visualizações

Página 1 de 11

Conceito de Leitura

A concepção de leitura é uma atividade de produção de sentido onde a leitura é vista de diferentes modos, decorrente da concepção de sujeito, de língua, e texto e de sentido.É importante cultivar o hábito pela leitura entre crianças e jovens, e a escola é um lugar muito importante para que ocorra este interesse pela leitura. Existem diversos fatores que influenciam o interesse do aluno pela leitura, um deles e ter acesso a ela também em casa, quando a criança tem contato desde cedo, até mesmo pelas historias contadas pelos seus pais, fazem com que elas tenham mais interesse. Assim a criança terá mais desenvoltura pela leitura e aprender com mais facilidade. As concepções de leitura variam conforme a visão de sujeito, de língua, de texto e de sentido. A concepção do “foco no autor” é aquela em que o texto é resultado da sua representação mental. Cabe ao leitor “captar” os sentidos do que o autor pretende informar, isto é, o leitor tem função passiva porque o sentido do texto está centrado no autor. A leitura em sua concepção tem como finalidade aproximar ao máximo as pessoas dos livros, onde podemos ampliar as nossas capacidades de manifestar sentimentos e opiniões.

As estratégias de leitura são procedimentos de ensino, então é preciso ensinar estratégias para a compreensão de textos estas não amadurecem nem se desenvolvem, ensina-se, aprende-se ou se aprendem na estratégia de leitura espera-se que o leitor critique, contradiga ou avalie as informações que tem diante de si, que desfrute, que de sentido e significado ao que Le. Essa concepção de leitura, que põem em foco o leitor e seus conhecimentos em interação com o autor e o texto para a construção de sentido, vem merecendo a atenção de estudiosos do texto e alimentando muitas pesquisas e discussões sobre a sua importância para o ensino da leitura.

Leitura é a atividade de produção de sentido. Compreende se que a leitura e a produção de sentidos são a compreensão do leitor por textos escritos, uma imagem ou propagando é através do gênero que compreendemos e damos sentido, o leitor faz um trabalho ativo de compreensão e interpretação a partir de seus objetivos, de seu conhecimento sobre o autor, de tudo o que sabe sobre a linguagem.

O professor deve oferecer uma leitura agradável todos os dias, sem esforçar muito a criança, fazendo com que ela desenvolva o gosto pela leitura. A leitura não pode ser apenas realizada em aulas de Língua Portuguesa, mas em todas as disciplinas, utilizando e sendo cobradas pelos professores nas realizações de atividades.

Gêneros textuais

Os gêneros textuais são as estruturas com que compõe os textosEles existem em grande quantidade, são dinâmicos e sofrem variações na sua constituição, que podem resultar em outros gêneros. São constituídos de um determinados modo, com uma função, em esferas de atuação humana, o que possibilita reconhecê-los e produzi-los.

São três os elementos principais que caracterizam o gênero: conteúdo temático, o plano composicional e o estilo.

Exemplos:

Notícia, Reportagem, Carta ao leitor, Propaganda, Bula de remédio, Receita, Editorial, Tutorial, Entrevista, História em quadrinhos, Charge.

Gêneros literários:

Gênero Narrativo, Épico (ou Epopeia), Romance., Novela, Conto, Fábula, Crônica,Crônica narrativo-descritiva,Ensaio.

Gênero dramático: Tragédia, Farsa Comédia, Tragicomédia Poesia de cordel.

• Gênero lírico: Epitalâmia, Ode (ou hino, Idílio (ou écloga), Sátira, Acalanto, Acróstico Balada, Canção (ou Cantiga, Trova, Gazal (ou GazelHaicai Soneto, Vilancete.

Exemplos encontrados na revista Veja Editora ABRIL edição 2319 – ano 46 – nº18 1º de maio de 2013

Gênero: Entrevista. É um gênero textual dissertativo-expositivo que é representado pela conversação de duas ou mais pessoas, o entrevistador e o(s) entrevistado(s), para obter informações sobre ou do entrevistado ou de algum outro assunto.

Gênero: Propaganda. Um gênero textual dissertativo-expositivo onde há a o intuito de propagar informações sobre algo, buscando sempre atingir e influenciar o leitor apresentando, na maioria das vezes, mensagens que despertam as emoções e a sensibilidade do mesmo.

Gênero: Notícia: podemos perfeitamente identificar características narrativas, o fato ocorrido que se deu em um determinado momento e em um determinado lugar, envolvendo determinadas personagens. Características do lugar, bem como dos personagens envolvidos são, muitas vezes, minuciosamente descritos.

Gênero Carta ao leitor: é um gênero textual do tipo dissertativo-argumentativo que possui uma linguagem mais pessoal e leve, em que se escreve aos leitores.

Gênero:Reportagem é um gênero textual jornalístico de caráter dissertativo-expositivo. A reportagem tem, por objetivo, informar e levar os fatos ao leitor de uma maneira clara, com linguagem direta.

Coerência e Coesão;

Conforme Koch e Elias (2012), coerência é a lógica, a intimidade entre as ideias de um texto é o sentido do texto. Coesão é a ligação harmoniosa entre as palavras, as frases e os parágrafos, dando, assim continuidade ao texto.

As noções de coesão e coerência foram sofrendo alterações significativas no decorrer do tempo. Inicialmente os dois conceitos praticamente se confundiam e, por isso, os dois termos eram, muitas vezes usados indiferentemente. Mas, à medida que se modificava a concepção de texto, eles passaram a diferenciar-se de forma decisiva.

O primeiro passo foi constatar que a coesão não é condição necessária nem suficiente da coerência: as marcas de coesão encontram-se no texto, enquanto a coerência não se encontra no texto, mas constrói-se a partir dele.

Alguns mecanismos de coerência; coesão lexical; Termos que retomam as expressões ou vocábulos já mencionados, mas que precisam ser novamente expressos por não ser possível sua substituição. Coesão,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com