TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como Se Pronuncia A Letra G?

Dissertações: Como Se Pronuncia A Letra G?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  217 Palavras (1 Páginas)  •  324 Visualizações

A pronúncia da letra G é uma questão não consensual que tem feito correr muita tinta. Na escola primária aprendi a dizer “guê”, enquanto a minha mulher, noutra escola, aprendeu a pronúncia “gê”. Esta divergência aplica-se bem a Portugal: uns dizem “guê”, outros preferem “gê”. Quanto ao Brasil, parece que, à exceção do Nordeste, o habitual é pronunciar-se “gê”.

E surge a dúvida: há uma pronúncia correta ou ambas são legítimas?

Eis o que apurei:

1. O Formulário de 1911 (bem como o de 1943, aplicado no Brasil) e o Acordo de 1945 não se referem à pronúncia da letra G.

2. O grande Rebelo Gonçalves, no seu Vocabulário de 1967, registou: "gê”, mas também aceita a designação “guê”.

3. Se há dicionários, como o Aulete e o Michaelis (ambos do Brasil), que apenas admitem a pronúncia “gê”, muitos outros validam “gê” e “guê”: Houaiss e Aurélio, do Brasil; Infopédia e Priberam (Portugal); Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira e Dicionário da Academia das Ciências de Lisboa; VOLP da Academia Brasileira de Letras e VOP do Portal da Língua Portuguesa.

4. Finalmente, também os consultores do Ciberdúvidas admitem as duas formas de pronunciar. É o caso de Regina Rocha, que acrescenta: “A sua primeira designação é a de guê, correspondente à pronúncia clássica latina”.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com