TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Complemento Nominal

Pesquisas Acadêmicas: Complemento Nominal. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2013  •  501 Palavras (3 Páginas)  •  1.224 Visualizações

Página 1 de 3

 A COMPLEMENTAÇÃO DE ALGUNS NOMES

1. Complete as lacunas, atribuindo um complemento de sentido aos nomes destacados. Depois, indique a classe gramatical da palavra em negrito.

a) A pressa é inimiga *_________________________________.

b) Depois * _________________________________ vem a bonança.

c) Gato escaldado tem medo *_________________________________ .

d) A consulta * _________________________________ permite saber o sentido das palavras.

e) Como estava chovendo, eles ficaram dentro *_________________________________ .

f) Era um filme impróprio * _________________________________.

2. Em todos os casos, entre as palavras destacadas e o complemento acrescentado por você há uma palavra. A que classe gramatical ela pertence? Como você soube que ela era necessária? __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

ORGANIZAÇÃO DAS IDEIAS CONSTRUÍDAS:

Como você viu nos exercícios anteriores, alguns substantivos, adjetivos e advérbios de valor abstrato não têm sentido completo e, por isso, precisam de uma informação que complete o seu significado no contexto. Vejamos algumas observações:

• Algumas palavras nominais são transitivas, ou seja, admitem complemento ideológico e, consequentemente, sintático.

• A esse conteúdo complementar, damos o nome de “complemento nominal”.

• As classes gramaticais que funcionam como nomes, os quais podem ser transitivos, ou seja, aceitar complemento nominal, são as seguintes: substantivos, adjetivos e advérbios.

• Todo complemento nominal é introduzido por uma preposição indicada pela palavra a ser complementada.

 O PAPEL DISCURSIVO DO COMPLEMENTO NOMINAL

Texto I:

PF prende candidatos por suspeita de compra de votos com carro zero em RR.

A manchete acima foi publicada em 2010, quando a Folha de São Paulo (jornal reconhecido como uma referência de jornalismo profissional) noticiou que a Polícia Federal tinha prendido alguns candidatos a deputados estaduais em Boa Vista. O fato divulgado aconteceu porque a polícia descobriu que eles ofereceram para cerca de 200 pessoas o pagamento de taxas de emissão da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e prometeram sortear três carros novos, cada um com R$ 1.000 no porta-luvas, caso fossem eleitos. Segundo a polícia, os candidatos disseram que os cadastros tinham que especificar nomes dos eleitores e número do título eleitoral.

3.

a) Sabendo que a compra de votos não se efetivou, porque a eleição não chegou a acontecer antes da publicação, você acha que a manchete reproduzida acima atendeu às exigências de objetividade e clareza do gênero? Justifique sua resposta. ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com