TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Concretismo

Trabalho Escolar: Concretismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  706 Palavras (3 Páginas)  •  1.189 Visualizações

Página 1 de 3

O Concretismo surgiu na década de 1950 na Europa. Ele foi um movimento vanguardista que conseguiu obter maior visibilidade e reconhecimento dos admiradores de arte. O auge do movimento ocorreu em 1960 e os principais artistas foram: Max Bill (artes plásticas), Pierre Schaeffer (música) e Vladimir Mayakovsky (poesia).

Esse movimento chegou ao Brasil com idéias e influências novas. As obras costumavam chamar atenção de todos por serem diferentes do que já haviam feito, era algo diferente do que já era visto. Na literatura brasileira obteve destaque a revista “Noigandres”, fundada por Augusto de Campos, Décio Pignatari, Haroldo de Campos entre outros.

1. CONCRETISMO

1.1. Movimento

O Concretismo teve sua origem na Europa no século XX e tinha o objetivo de trazer o abstrato, o visual e o físico para a arte. Assim, influenciava a música, a arte plástica e a poesia. Nasceu com o intuito de distanciar a arte do natural e do divino, e dar forma àsimaginações.

Os quadros e as poesias retratavam as figuras geométricas do cotidiano, e essas artes davam as pessoas formas de interpretações totalmente distintas. O Cubismo foi um movimento que marcou o Concretismo ao definir o quadrado como meio de retratar a realidade.

A partir da metade da década de 1950, o movimento começa a se propagar por vários países como Alemanha, Áustria, Japão, Portugal, França, Espanha, EUA, Islândia, Escócia, Bélgica, Tchecoslováquia, Dinamarca, Turquia, Finlândia e Itália.

O Concretismo chegou ao Brasil através do suíço arquiteto designer gráfico e de interiores, Max Bill. Ele realizou em 1956 uma exposição de suas obras no Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand - Masp, denominada Exposição Nacional de Arte Concreta, a qual popularizou e deu início ao processo de consolidação do movimento concretista no Brasil. O evento influenciou grandiosamente a poesia concretista, antes notada somente através da publicação da revista “Noigandres” pelos poetas Décio Pignatari, Haroldo de Campos e Augusto de Campos.

As características principais do Concretismo são:

• Na literatura e música: o aproveitamento do espaço do papel, a valorização do conteúdo sonoro, possibilidade de diversas leituras através de diferentes ângulos, as representações visuais marcantes, ênfase na racionalidade e na ciência, poesia da linguagem do design e o envolvimento com temas sociais.

• Na arte plástica: elaboração artística em busca da forma precisa, ênfase na racionalidade e na ciência, uso de figuras abstratas e envolvimento com temas sociais.

1.2. Poesias Concretas

A poesia concreta tem caráter visual, ela procura estruturar o texto a partir do papel. Apesar de seu surgimento ter sido em 1956 na Exposição de Arte Concreta de Max Bill, já havia indícios de sua existência no país desde o inicio da década. Os primeiros textos totalmente concretistas foram uma série de poemas chamados “Poetamenos” e o livro boliviano “Konstellationen”; ambos publicados em 1953.

1.2.1. Características da poesia concreta

No Brasil o concretismo poeta se dividiu em diferenciações:

• Poesia-Práxis: liderada por Mário Chamie. Considerava que a palavra era viva e que uma gerava a outra.

• Poesia social: movimento contra a poesia concreta, realizado por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com