TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Crendo Ter Nos Braços Quem Amava/ Abraçando Me Achei Cum Duro Monte

Pesquisas Acadêmicas: Crendo Ter Nos Braços Quem Amava/ Abraçando Me Achei Cum Duro Monte. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2014  •  460 Palavras (2 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 2

Ideologia Política

À nível político, alguns dos exemplos de ideologias mais conhecidos por nós hoje em dia são:

Ideologia Nacionalista: exaltação e valorização da cultura do próprio país.

Ideologia Comunista: implantada na Rússia e outros país, principalmente do leste europeu, após a Revolução Russa (1917). Visava a implantação de um sistema de igualdade social.

Ideologia Fascista: implantada na Itália e Alemanha, principalmente, nas décadas de 1930 e 1940. Possuía um caráter autoritário, expansionista e militarista.

Ideologia Anarquista: defende a liberdade e a eliminação do estado e das formas de controle de poder.

Ideologia Conservadora: Idéias ligadas a manutenção de valores morais e sociais da sociedade.

Ideologia democrática: surgiu em Atenas, na Grécia Antiga, e possui como ideal a participação dos cidadãos na vida política.

Na política a ideologia é de suma importância, pois mostra o que cada político, cada partido, cada governo demonstre o que adota por ideal, e assim num sistema em que vigora a democracia, como o Brasil, por exemplo, isso serve para ver com que governo ou idéias partidárias o eleitor se identifica mais para assim exercer o direito do voto e para que depois o representante do eleitor possa tomar decisões que agradem aos que votaram nele.

Na teoria um olhar mais atento e minucioso poderia identificar quais os verdadeiros ideais políticos, mas hoje em dia infelizmente essa é uma tarefa ou missão quase impossível, porquê o que se vê na prática é que muitas vezes o ideal se torna vantagens, interesses individuais ou de um grupo de pessoas, o beneficio próprio ou de um grupo de pessoas se torna o ideal.

Conclusão

Vimos sobre como a ideologia é importante no meio político, além de mostrar o ideal de um tipo de governo ou de um político ela serve como meio de provocar uma decisão, uma atitude, a ideologia é uma idéia- força que faz com que se justifique uma opção política, que mobiliza as vontades para a concretização prática e histórica de uma idéia, a ideologia também serve para causar conflitos e desses conflitos pode surgir uma nova ideologia, enfim a ideologia dita as regras que servem de avanço para aqueles que as adotam, cada uma com suas particularidades e características que as distinguem.

Bibliografia

www.brasilescola.com.br;

www.saibatudoaqui.com.br;

www.suapesquisa.com.br;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com