TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cruzeir

Resenha: Cruzeir. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/8/2014  •  Resenha  •  671 Palavras (3 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 3

A pesquisa feita pelo Ibope sobre o tamanho das torcidas no Brasil, encomendada e divulgada nesta quarta-feira pelo jornal Lance!, foi recebida com desconfiança pelo presidente do Cruzeiro. Gilvan de Pinho Tavares contesta a informação de que o arquirrival Atlético tenha mais torcedores que o clube celeste.

Para o presidente do Cruzeiro, a pesquisa teria falhado ao não entrevistar torcedores que residem no interior de Minas Gerais, onde Gilvan crê que os cruzeirenses sejam ampla maioria.

“Analisando a pesquisa, você vê que ela não traduz a verdade. Segundo o que foi divulgado, eles entrevistaram 7 mil pessoas em todas as capitais do Brasil, então não entrevistaram a torcida do Cruzeiro e de outros grandes clubes brasileiros. Desses 7 mil que entrevistaram, não se sabe quantos foram aqui na capital mineira. Isso não foi dito”, disse.

Saiba mais

Ibope: Atlético ultrapassa Cruzeiro e é o clube mineiro com maior número de torcedores

Ibope: Atlético ultrapassa Cruzeiro e é o clube mineiro com maior número de torcedores

Cruzeiro goleia Santa Rita, alcança milésima vitória no Mineirão e põe o pé nas quartas

Cruzeiro goleia Santa Rita, alcança milésima vitória no Mineirão e põe o pé nas quartas

“Dependo do local aqui no capital, principalmente os bairros mais antigos têm mais torcida do nosso adversário que do Cruzeiro. Se fizerem pesquisas em alguns desses bairros, é evidente que dará mais torcida para nosso adversário”, acrescentou.

Procurado pela reportagem, o diário Lance! informou que a pesquisa do Ibope também ouviu torcedores no interior dos estados. "A pesquisa ouviu pessoas na capital e no interior de todos os estados do Brasil e DF", informou um dos editores.

Em comparação com o último levantamento, divulgado em 2010, a torcida do Atlético cresceu 0,9% e atingiu 3,5% de participação, pulando da 9ª para a 6ª colocação. Segundo a pesquisa, o Galo tem cerca de 7 milhões de torcedores. Por sua vez, o Cruzeiro está na 7ª posição, com 3,1%: 6,2 milhões de torcedores.

A pesquisa ouviu 7.005 pessoas em todos os estados do Brasil. A margem de erro é de 1 ponto percentual para mais ou para menos, o que gera empate técnico das torcidas mineiras, tendo em vista que a do Atlético tem 3,5% da preferência e a do Cruzeiro 3,1%.

Entretanto, o presidente do Cruzeiro contesta a metodologia utilizada. “Todo mundo sabe, nem precisa fazer pesquisa, que o Cruzeiro tem muito mais torcida em Minas Gerais, sobretudo no interior e na Grande BH. Em BH, pelo que a gente sabe, a torcida está dividida. Mas na Grande BH, a torcida do Cruzeiro é maioria. No interior, chega a 80%. Então a pesquisa não representa a realidade dos fatos”, complementou Gilvan Tavares.

Comparação com últimas pesquisas

Nas últimas pesquisas realizadas, a torcida do Cruzeiro superava os adeptos do Atlético. Segundo levantamento do Datafolha divulgado no primeiro dia de agosto deste ano, o time estrelado tem cerca de 3% do total da preferência dos entrevistados - praticamente mesmo número desta pesquisa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com