TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dghjhsfhsfjsjj Sfghdfh Sfhsfh

Monografias: Dghjhsfhsfjsjj Sfghdfh Sfhsfh. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/3/2015  •  848 Palavras (4 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 4

a. Do ponto de vista do momento da realização da avaliação e das suas implicações práticas para o Estb Ens, existem três modalidades de avaliação: diagnóstica, formativa e somativa.

b. A Avaliação Diagnóstica (AD)é a modalidade de avaliação que tem por objetivo determinar o nível de desenvolvimento do discente em relação às capacidades cognitivas, físicas e motoras, e o nível de assimilação dos conteúdos de aprendizagem necessários para iniciar um assunto, disciplina e/ou curso. A AD pode utilizar a heteroavaliação, autoavaliação e coavaliação e deve gerar providência imediata.

c. A Avaliação Formativa (AF) é a modalidade de avaliação que realiza o acompanhamento do processo ensino-aprendizagem, visando a caracterizar como os discentes desenvolvem as capacidades cognitivas, físicas, conteúdos de aprendizagem, atitudes, valores e competências ao longo das sequências didáticas.

d. A AF pode utilizar a heteroavaliação, autoavaliação e coavaliação, não resultando em ações de certificação, com o intuito de aprovação e promoção dos discentes. É contínua e descreve como está se processando a aprendizagem, propiciando mudanças de rumos para o discente e para o docente quando o resultado esperado não for atingido.

Deve ser encarada como um processo que visa ao aperfeiçoamento da aprendizagem do discente. Por isto, deve gerar ações para incrementar as aprendizagens, implicando:

1) em retroalimentação, que é o momento no qual docente e discente dialogam sobre as observações realizadas durante o processo ensino-aprendizagem. Deve ter um caráter construtivo, visando a orientar o docente/discente a atingir os objetivos educacionais propostos em qualquer momento do processo de aprendizagem; e

2) na necessidade de propor uma diversidade de atividades que levem o discente à superação de suas dificuldades.

f. A AF deve, ainda, estimular o discente a prosseguir nos seus esforços, a refletir sobre a sua aprendizagem e a monitorar o seu próprio desenvolvimento.

g. A Avaliação Somativa (AS) é a modalidade de avaliação que visa a verificar se os discentes desenvolveram as capacidades cognitivas, físicas, conteúdos de aprendizagem e competências ao final de uma sequência ou conjunto de sequências didáticas, estando, assim, em condições de continuar os estudos em disciplinas e anos letivos subsequentes. A AS expressa seu julgamento de valor por meio de um código que pode ser numérico ou conceitual.

h. A AS pode ser:

1) disciplinar ou interdisciplinar;

2) um pré-requisito para a concessão de certificados para a seleção ou para a classificação dos discentes; e

3) em grupo, individual, com ou sem consulta.

i. A AS pode utilizar a heteroavaliação, autoavaliação e coavaliação.

2.5. PATOLOGIAS DA AVALIAÇÃO EDUCACIONAL

Patologias da avaliação educacional são distorções, intencionais ou não, nas apurações do rendimento escolar, as quais mascaram a situação dos discentes. As patologias podem ser:

a. relativização da qualidade: patologia na qual o agente de ensino muda a relação existente entre sua exigência pessoal e a quantificação em graus que registra a resposta do aluno a essa exigência. Tal mudança tende a adequar a exigência à expectativa de resposta, muitas vezes, como proteção ao ego do agente de ensino. Tal processo serve de prova quanto ao caráter não natural do grau atribuído. Valores mais altos (8.0, 9.0 e 10.0), atribuíveis às respostas mais próximas das idealizadas no gabarito, não correspondem a um nível anistórico de desempenho do aluno. Pelo contrário: cada turma de alunos predispõe para o agente de ensino o parâmetro que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com