TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dêixis

Resenha: Dêixis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2013  •  Resenha  •  496 Palavras (2 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 2

Etimologicamente, o termo deixis (do grego dei'xi") significa apontar, indicar. Em Linguística esse significado de mostração vai alargar-se, passando a ter o sentido de referenciação, ou seja, quando produzimos um enunciado, é imprescindível que exista um termo ou um ponto de referência, esse termo é a pessoa do próprio sujeito que fala, no momento e no local em que fala e em que verbalmente se torna Eu, Agora e Aqui.

Ao considerarmos o enunciado

(1) Espera por mim. Encontro-te daqui a uma hora.

deixado na porta de um prédio de dez andares, não é possível descodificar o valor referencial das expressões com valor deíctico, dado que o enunciado se encontra descontextualizado em relação ao momento da enunciação, não sendo, por conseguinte, um enunciado eficaz do ponto de vista comunicativo.

São considerados como deícticos principais:

• demonstrativos;

• pronomes (pessoais) de primeira e segunda pessoa;

• flexão verbal

• advérbios de tempo e lugar;

• vocativos;

• alguns lexemas verbais (ir, vir, chegar, partir, etc).

Lakoff e Johnson revisam também algumas das descobertas das ciências cognitivas corporificadas para a filosofia, buscando uma nova compreensão dos conceitos básicos vistos na segunda parte do livro. Estas novas concepções resultam do uso dos instrumentos e métodos da ciência cognitiva corporificada para analisar conceitos filosóficos.

Na parte final – “Filosofia corporificada5” – os autores propõem um diálogo entre a filosofia e a ciência cognitiva, espaço no qual elas co-evoluem e mutuamente se enriquecem. Argumentam sobre a importância da prática de uma “filosofia empiricamente responsável”, tendo por base a experiência na compreensão do que nós somos nesta perspectiva da existência humana. Assim, são traçadas estratégias epistemológicas para o tratamento de questões referentes à pessoa, à evolução e à experiência espiritual.

Os autores propõem o conceito de razão corporificada, isto é, a formação de conceitos no/pelo corpo nas trocas entre os seres humanos e o ambiente, co-evolutivamente, sendo caracterizados pelo uso da percepção, da imaginação e do sistema sensório-motor na vida diária. Esse nível de compreensão possibilita a maximização do contato com a realidade e permite o desenvolvimento da capacidade de projeção imagética, reconhecida como uma faculdade cognitiva vital.

A espiritualidade corporificada concebida pelos autores sustenta-se nesta faculdade cognitiva, correspondendo à maior parte do que chamamos de experiência espiritual. Neste ponto do discurso é enfatizado que parte das experiências ditas “espirituais” apoia-se em metáforas centradas no mecanismo corporal e requer uma atitude ética e ecológica.

Finalizando, os autores discorrem sobre a filosofia corporificada lembrando que somos animais filosóficos capazes de refletir criticamente sobre as nossas próprias vidas, capazes de perguntar e, algumas vezes, explicar porque

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com