TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ecobrinquedos

Abstract: Ecobrinquedos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/6/2014  •  Abstract  •  1.296 Palavras (6 Páginas)  •  387 Visualizações

Página 1 de 6

Varal didático

Eco Brinquedo

Jogo de encaixe

Este brinquedo é destinado a crianças de 2 e 3 anos. Qualquer educador pode estar montando e utilizando como apoio pedagógico. Podemos desenvolver a coordenação motora fina no momento do encaixe, visualização de cores, classificação de cores, de formas...

Material necessário: uma caixa grande; varias caixas pequenas de remédios, perfumes, chá; tinta guache; durex colorido; folhas de papel rascunho pra fazer bolinhas.

Jogo da Velha reciclado

O jogo da velha estimula a concentração da criança, elas normalmente adoram jogar. A vantagem do jogo da velha reciclado é que além de utilizarmos material reciclado, não ficamos gastando papel para jogar que depois irá para o lixo. Olha que legal, usamos lixo e ainda economizamos papel! A atividade estimula o raciocínio lógico, a competitividade e a capacidade de encontrar soluções para problemas. Por isso, a prática de atividades como o jogo da memória e jogo da velha é muito benéfico para o desenvolvimento das crianças.

Vamos precisar de:

- papelão, cartolina velha, resta de papel cartão.

- tampinhas de garrafa pet de cor diferente (no máximo 5 tampinhas de cada cor, vamos usar o mesmo recurso do jogo de damas, se precisar podemos pintar as tampinhas)

- Fita adesiva de cor ou lápis de cor ou canetinha.

Bingo de contas

O bingo de contas trabalha os conteúdos de regularidades do sistema de numeração decimal, numeração escrita e falada e série numérica visando alguns objetivos específicos como melhorar interpretação de números, utilizar números redondos como fonte de informação para saber como se lê um número e analisar as relações entre a série numérica oral e escrita.

Material utilizado: papel cartão com as operações (adição e subtração); 45 cartões menores com números de 0 a 18;

Regras do jogo: 1- Distribuir os cartões maiores entre as crianças; 2-Arrumar os cartões menores no centro da mesa com a face para baixo; 3-Um jogador escolhe um dos cartões menores e lê em voz alta; 4- Os outros participantes devem procurar em sua cartela a operação que corresponde aquele resultado; 5- O primeiro que encontrar marca o ponto, colocando o cartão menor sobre a operação. Vence aquele que completar a cartela maior primeiro.

Jogo de boliche

Este jogo atua no imaginário e estabelece regras o que proporciona o desenvolvimento na medida em que os jogos são estratégias de ensino, no qual a criança ao agir a criança projeta os seus sentimentos, vontades e desejos, buscando assim afetividade na aprendizagem. Este jogo trabalha noções de quantidade, adição, comparação de quantidade, calculo mental, cores, resolução de problemas, coordenação motora e percepção espacial, socialização e autonomia, estimulando a troca e o confronto de ideias, atenção e observação.

Material utilizado: 10 garrafas pet; 01 bola; tintas coloridas;

Desenvolvimento: O professor e os alunos podem confeccionar os pinos com garrafas descartáveis e pintá-las de cores variadas, atribuindo diferentes valores para cada cor. O critério para determinar a ordem de jogadores pode ser definido pelo grupo. A partir de uma linha traçada no chão, cada participante joga a bola para ver quem consegue derrubar mais garrafas. Ao derrubar as garrafas, deve-se contar e registrar a quantidade de pontos obtidos. Esta etapa da ação trabalha com a ideia de resolução de problemas, dando as crianças a oportunidade de decidir de que forma será feito o registro de pontos, se por bolinhas, risquinhos desenhos ou numerais. Este registro pode ser feito em uma folha ou lousa, identificando o nome de cada jogador. O professor deve estabelecer quantas rodadas terá o jogo. As crianças arrumarão as garrafas na disposição que preferirem, mas logo perceberão que a organização em forma de triangulo é mais eficiente para a derrubada das garrafas. Soma-se as quantidades de cada jogador, que poderão ser expressas ao final com algarismos e vence aquele que fizer mais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com