TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Elisangela

Tese: Elisangela. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  Tese  •  478 Palavras (2 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 2

Justificativa: muitas vezes os alunos precisam fazer pesquisas, seja por pedido dos professores ou mesmo para estudar melhor um conteúdo, e suas anotações acabam não sendo satisfatórias ou suficientes para o professor ou para si mesmo, resultando em falta de estímulos. Orientar o aluno com técnicas e suportes para pesquisas pode ser uma boa estratégias para ajudar nos problemas apresentados, deixando-o mais confiante e ampliando suas habilidades e competências de estudo.

Objetivos:

• Conhecer fontes de pesquisa variadas;

• Diferenciar tipos de pesquisa;

• Compreender a importância da pesquisa para a ampliação do conhecimento;

• Buscar informações de modo mais preciso;

• Manipular diferentes formas de tratar informações coletadas;

• Compreender as funções das diversas fontes de pesquisa;

• Desenvolver técnicas de pesquisa.

Atividades:

1 – Sondagem de conhecimentos prévios;

2 – Utilização de cartazes ilustrativos;

3 – Atividades diversificadas utilizando as seguintes técnicas/ fontes: ordem alfabética, observação, jornal, revista, enciclopédia, almanaque, dicionário, atlas, globo, linha do tempo, índice, legenda, título, destaque, glossário, wiki, site de busca e entrevista.

4 – Montagem de jogo que trabalhe com as técnicas e fontes de pesquisa aprendidas durante o projeto.

Estratégias:

1 – Será feita uma atividade inicial de sondagem para buscar nos próprios alunos conhecimentos prévios sobre pesquisa e um registro sobre as respostas será escrito, de modo a fazer comparações ao final do projeto.

2 – Cartazes com dicas de técnicas e fontes de pesquisa serão utilizados durante todo o projeto, ilustrando cada passo dado pela turma em direção ao projeto final. Os cartazes ficarão expostos na sala conforme são apresentados aos alunos.

3 - A cada novo conteúdo introduzido, os alunos terão contato com fontes do tipo estudado e serão abordados com situações reais de aprendizagem para que consigam perceber formas de explorar as fontes sugeridas. Ao ser introduzido o jornal, por exemplo, terão contato com jornais e o professor irá fazer algumas dinâmicas e atividades que explorem características próprias à fonte de pesquisa jornal. Cada tipo de fonte ou técnica terá atividades próprias e diferenciadas, de modo a produzir melhores resultados na ampliação das técnicas de pesquisas. Os objetivos de cada atividade estarão impressos nas atividades propostas.

4 – Ao final do projeto, os alunos irão montar um jogo – ainda a ser definido - que utilize algumas das técnicas estudadas durante o trabalho.

Observação: a ordem do trabalho com os cartazes será aleatória, de acordo com o andamento do projeto.

Avaliação:

A avaliação será

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com