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Enade

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Por:   •  29/4/2014  •  6.406 Palavras (26 Páginas)  •  1.160 Visualizações

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1. Questão

Retrato de uma princesa desconhecida

Para que ela tivesse um pescoço tão fino

Para que os seus pulsos tivessem um quebrar de caule

Para que os seus olhos fossem tão frontais e limpos

Para que a sua espinha fosse tão direita

E ela usasse a cabeça tão erguida

Com uma tão simples claridade sobre a testa

Foram necessárias sucessivas gerações de escravos

De corpo dobrado e grossas mãos pacientes

Servindo sucessivas gerações de príncipes

Ainda um pouco toscos e grosseiros

Ávidos cruéis e fraudulentos

Foi um imenso desperdiçar de gente

Para que ela fosse aquela perfeição

Solitária exilada sem destino

ANDRESEN, S. M. B. Dual. Lisboa: Caminho, 2004. p. 73.

No poema, a autora sugere que:

A ( ) os príncipes e as princesas são naturalmente belos.

B ( ) os príncipes generosos cultivavam a beleza da princesa.

C ( ) a beleza da princesa é desperdiçada pela miscigenação racial.

D ( ) o trabalho compulsório de escravos proporcionou privilégios aos príncipes.

E ( ) o exílio e a solidão são os responsáveis pela manutenção do corpo esbelto da princesa.

Fonte: http://portal.inep.gov.br/provas-e-gabaritos - Ano 2009 - Arquitetura e Urbanismo

2. Questão

No renascimento, a grande expansão do comércio e da indústria açucareiras exige muitos braços para o cultivo e os engenhos. A solução é um tipo de trabalho. Escolha a alternativa correta:

A ( ) A máquina a vapor;

B ( ) Trabalho escravo;

C ( ) Máquinas da indústria têxtil;

D ( ) Nenhuma das alternativas está correta

Elaboração: Profª. Juliane de Marco - Fattep

3. Questão

Exclusão digital é um conceito que diz respeito às extensas camadas sociais que ficaram à margem do fenômeno dasociedade da informação e da extensão das redes digitais. O problema da exclusão digital se apresenta como um dosmaiores desafios dos dias de hoje, com implicações diretas e indiretas sobre os mais variados aspectos da sociedade contemporânea.

Nessa nova sociedade, o conhecimento é essencial para aumentar a produtividade e a competição global. É fundamentalpara a invenção, para a inovação e para a geração de riqueza. As tecnologias de informação e comunicação (TICs) prove em uma fundação para a construção e aplicação do conhecimento nos setores públicos e privados. É nessecontexto que se aplica o termo exclusão digital, referente à falta de acesso às vantagens e aos benefícios trazidos poressas novas tecnologias, por motivos sociais, econômicos, políticos ou culturais.

Considerando as ideias do texto acima, avalie as afirmações a seguir.

I. Um mapeamento da exclusão digital no Brasil permite aos gestores de políticas públicas escolherem o públicoalvode possíveis ações de inclusão digital.

II. O uso das TICs pode cumprir um papel social, ao prover informações àqueles que tiveram esse direito negadoou negligenciado e, portanto, permitir maiores graus de mobilidade social e econômica.

III. O direito à informação diferencia-se dos direitos sociais, uma vez que esses estão focados nas relações entreos indivíduos e, aqueles, na relação entre o indivíduo e o conhecimento.

IV. O maior problema de acesso digital no Brasil está na deficitária tecnologia existente em território nacional, muitoaquém da disponível na maior parte dos países do primeiro mundo.

É correto apenas o que se afirma em:

A ( ) I e II.

B ( ) II e IV.

C ( ) III e IV.

D ( ) I, II e III.

E ( ) I, III e IV.

Fonte: http://portal.inep.gov.br/provas-e-gabaritos - Ano 2009 - Arquitetura e Urbanismo

4. Questão

A cibercultura pode ser vista como herdeira legítima (embora distante) do projeto progressista dos filósofosdo século XVII. De fato, ela valoriza a participação das pessoas em comunidades de debate e argumentação.

Na linha reta das morais da igualdade, ela incentiva umaforma de reciprocidade essencial nas relações humanas. Desenvolveu-se a partir de uma prática assídua de trocas de informações e conhecimentos, coisa que os filósofosdo Iluminismo viam como principal motor do progresso.

(...) A cibercultura não seria pós-moderna, mas estariainserida perfeitamente na continuidade dos ideaisrevolucionários e republicanos de liberdade, igualdade e fraternidade. A diferença é apenas que, na cibercultura, esses “valores” se encarnam em dispositivos técnicosconcretos. Na era das mídias eletrônicas, a igualdade seconcretiza na possibilidade de cada um transmitir a todos; a liberdade toma forma nos softwares de codificação e noacesso a múltiplas comunidades virtuais, atravessandofronteiras, enquanto a fraternidade, finalmente, se traduzem interconexão mundial.

LEVY, P. Revolução virtual. Folha de S. Paulo.

Caderno Mais, 16 ago. 1998, p.3 (adaptado).

O desenvolvimento de redes de relacionamento por meiode computadores e a expansão da Internet abriram novasperspectivas para a cultura, a comunicação e a educação. De acordo com as ideias do texto acima, a cibercultura:

A ( ) representa uma modalidade de cultura pós-modernade liberdade de comunicação e ação.

B

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