TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Engraxate

Dissertações: Engraxate. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2015  •  1.780 Palavras (8 Páginas)  •  4.061 Visualizações

Página 1 de 8

Atividade sobre gêneros textuais

Orientações

Vamos aprofundar um pouco mais o nosso conhecimento sobre os gêneros textuais, analisando alguns exemplares da linguagem que fazem parte do nosso dia-a-dia. Para isso, siga o roteiro delineado a seguir.

- Faça um levantamento dos aspectos linguísticos e contextuais que definem o gênero dos textos. Observe:

a) Vocabulário: cada gênero tem um vocabulário mais ou menos específico ou um campo semântico próprio. Observe nos textos se o vocabulário chama a atenção por algum motivo.

b) Ortografia: como é a ortografia do texto? De acordo com o padrão ou contém “erros”?

c) Estrutura da oração: observe a extensão das frases dos textos analisados. Há textos de frases mais curtas e outros de frases mais longas. Por quê? A extensão das frases é indiferente para o significado do texto ou ela modifica de algum modo a compreensão?

d) Concordância: assinale se houver formas que se consideram inadequadas de concordância verbal e nominal.

e) Aspecto gráfico: observe a divisão em parágrafos, a disposição das linhas, o emprego de palavras em itálico, em negrito, em caixa alta, sublinhada, com iniciais maiúsculas. O aspecto gráfico tem alguma função?

f) Origem e data: não deixe de perceber o lugar no qual o texto foi publicado. Ou seja, fique atento à referência bibliográfica, fonte do texto. Observe também a data de publicação.

g) Intenção: com que intenção o texto foi escrito? É um texto bem-sucedido, isto é, a intenção corresponde ao resultado?

h) Polissemia: o texto contém duplo sentido ou ambiguidade? O texto tem significados diferentes para o leitor a ou b, ou até para o mesmo leitor, em situações diversas? Por quê? Isso é positivo ou negativo?

i) Metalinguagem: o texto apresenta referência a própria linguagem? O texto reflete sobre o seu processo de produção?

j) Intertextualidade: o texto faz referência a outros textos? Essa referência é determinante para a sua compreensão?

l) Conhecimento de mundo: para compreender o texto, é necessário acessar informações que circulam no contexto atual, mas não estão explícitas no texto?

m) Considerando tudo que você analisou, em quais gêneros você classificaria os textos? Justifique a sua resposta.

 TEXTO 1

Para Amy, com carinho, do seu irmão Alex

Mostra em Londres traz em fotos, cartas, roupas a intimidade de Amy Winehouse, que morreu há dois anos

Há dois anos, no dia 23 de julho, aos 27 anos, morria a cantora Amy Winehouse, oficialmente por overdose alcoólica. Em 2013, quando a cantora completaria 30 anos de idade - em 14 de setembro - uma grande mostra foi aberta, em Londres, para homenageá-la. Localizada no Museu Judaico, em Camden Town, o bairro que virou sinônimo de Amy Winehouse, a exibição traz peças da intimidade da cantora, algumas reveladoras, que ajudarão os fãs a compreender mais da mente por trás da voz e da música, além de sua grande forte personalidade.

Organizada pelo irmão, Alex Winehouse e sua mulher, Riva, a exposição Amy Winehouse: Um Retrato de Família tem como objetivo maior mostrar que a cantora era normal.

“Eu e minha esposa entramos em contato com o museu judaico no início do ano para sediar uma exibição dedicada a Amy. Nós sentimos que essa seria uma maneira de mostrar a ela que sentimos sua falta, em contraste com a representação muitas vezes negativa feita pela mídia”, disse Alex.

“Não é um memorial ou um santuário a alguém que morreu, é um retrato de uma menina judia com grande talento. Eu não espero tirar nenhuma recompensa dessa mostra, mas quero que os visitantes entendam o que é ser parte da nossa família”, completa ele.

Em entrevista ao jornal britânico Observer, recentemente, Alex admitiu que a real causa da morte da irmã foi bulimia. “Ela teria morrido de qualquer maneira, mas o que a matou de verdade foi a bulimia; a deixou fraca muito fraca”, revelou.

A nova exibição traz fotos (muitas da época de colégio), cartas, CDs, livros, roupas, sapatos e anotações de Amy desde a época de escola, que ajudam a compreender a pessoa por trás da personalidade explosiva. Em uma redação da escola de teatro que frequentava, Amy escrevia: “Por toda minha vida eu tive de ser barulhenta ao ponto de ser mandada calar a boca. Você tem de gritar para ser ouvida na minha família”. Em outro trecho, por volta dos 14 anos, ela observou: “É uma ambição antiga. Quero que as pessoas ouçam a minha voz e esqueçam de seus problemas por cinco minutos”.

Há uma explicação carinhosa feita por Alex para cada peça exposta na mostra, que vai até o dia 15 de setembro.

Publicado no jornal O Estado de S. Paulo em 26 de agosto de 2013.

 TEXTO 2

Hora de reler Camus

Affonso Romano de Sant’Anna

Pena que não guardei aquele trabalho de estágio sobre A peste, de Albert Camus! Não que fosse algo a ser salvo, mas poderia voltar aos tempos em que a Faculdade de Filosofia funcionava nos três últimos andares do Edifício Acaiaca. Veria as anotações do monsieur Sonal e meu esforço para apreender o pensamento do escritor. Camus havia morrido uns dois anos antes, em 1960, num desastre de carro. Encontram no seu bolso um bilhete de trem para Paris. Misteriosamente, ele decidiu, no último momento, viajar de carro com seu editor, Michel Gallimard. Ambos morreram ali, em Villabrevin, quando o pneu estourou e foram jogados contra uma árvore.

Agora celebra-se o centenário de Albert Camus. Não apenas volto às aulas de francês, e, lembrando-me de Consuelo, Melânia, Ruth, Marcos, Heloísa e Ana Maria, vou me indagando: où sont les neiges d’antam? Regressando ao passado (que não passa e sempre me trespassa), vejo-me, de repente, diante da sepultura de Camus, em Lourmarin.

Deu-se que em 1981 fui residir em Aix-en-Provence para lecionar literatura brasileira. Num fim de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com