TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escravidão

Por:   •  3/6/2015  •  Projeto de pesquisa  •  572 Palavras (3 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 3

Embora em outros países já não exista a escravidão, que permaneça como pratica legal, apesar da abolição a escravidão tradicional reapareceu muito recentemente. No entanto a maioria deles foi muito afetada por conflitos armados e forçando as pessoas a trabalharem de graça.

Geralmente a escravidão por dividida ocorre, em área rural e também em centro urbanos, construção civil. A divida nunca se acaba, passando de geração a geração, expondo o trabalhador e a família a uma verdadeira escravidão, de onde ele e a sua família muitas vezes não pode sair.

Também, tem o trabalho infantil, que esta espalhada por diversos lugares do mundo todo, é negada de todas as formas sobre os Direitos da Criança, de 1989. Sendo assim, existem diversas crianças sendo exploradas, obrigadas a trabalharem e até sendo exploradas sexualmente.

Existe a outra forma de escravidão que seria o trabalho forçado. As nações Unidas usam este termo como escravidão. Quando um funcionário do governo obriga o cidadão a prestar serviço forçado.

Nas zonas rurais brasileiras, o homem vive da lavoura e da pecuária. Mas nem sempre o clima e os investimentos trazem bons resultados. Diante dessa inesperada dificuldade, fica difícil do trabalhador sobreviver, sem antes ir à busca de agiotas exploradores e aceitar qualquer tipo de oferta que eles possam dar.

O trabalhador recebe o primeiro dinheiro da parcela adiantada, para que haja certeza que será um bom negocio, quando na realidade, esse dinheiro adiantado servira apenas para o inicio de uma divida que nunca terminara com quem o contratou.

No transporte para o local de trabalho é feito de forma bem inapropriada, em carrocerias de caminhões ou até mesmo em ônibus velhos, sem nenhum conforto ou segurança. E, além disso, ainda cobram pela ida dos trabalhadores até o local de trabalho.

Quando essas pessoas chegam ao seu destino, encontram uma realidade bem diferente, daquele que foi dita quando chamaram os para trabalhar. O local é um pequeno barraco construído de qualquer forma, alguns são construídos até de barros, madeira. O conforto desse barraco é uma das piores possíveis, muitas dessas vezes não há instalação elétrica, o chão é de terra e não há onde colocar camas, apenas colchonetes que já foram usados por várias pessoas, que já passaram por esse mesmo sofrimento. Também tem a alimentação que é muito ruim, como se não bastasse todo o sofrimento imposto a essas pessoas que os contrataram.

Se algum dos trabalhadores sofrerem qualquer tipo de ferimento ou passarem mal durante o expediente de trabalho, não há socorro. Muito pelo contrario. Os trabalhadores são ameaçados, apenas ter forças o suficiente para lutar por suas próprias vidas, que aterroriza em pleno século XXI. No entanto o salario não da para pagar nem a divida, do tanto que eles reduzem.

Assim alguns dos trabalhadores, tentam a fuga que tentam pelo mato ou por estrada de terra, correndo até outra vila para poder pedir ajuda, mas muitos deles morrem antes mesmo que pedir socorro.

Considerações Finais

Hoje em dia a escravidão é banida. No entanto, existam as normas para combater essa conduta desagradável, muito ainda se tem a fazer para que seja efetiva essa norma jurídica.

Sabemos que essas condutas são praticadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (40.7 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com