TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estilisticamente

Tese: Estilisticamente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2014  •  Tese  •  355 Palavras (2 Páginas)  •  492 Visualizações

Página 1 de 2

ESTILÍSTICA

A Estilística está relacionada com a função expressiva, que pretende conferir emoção ao discurso através de recursos como as figuras de linguagem

A Estilística está relacionada com a função expressiva, que pretende conferir emoção ao discurso através de recursos como as figuras de linguagem

A Estilística é a parte dos estudos da linguagem que, como o próprio nome denota, preocupa-se com o estilo. Nela, a linguagem pode ser utilizada para fins estéticos, conferindo à palavra dados emotivos.

A linguagem afetiva é representada por esse importante recurso, no qual podemos observar os processos de manipulação da linguagem utilizados para extrapolar a mera função de informar. Na Estilística há um interessante contraste entre o emocional e o intelectivo, estabelecendo uma relação de complementaridade entre seu estudo e o estudo da Gramática, que aborda a linguagem de uma maneira mais normativa e sistematizada.

Muitas pessoas ainda associam o estilo a uma ideia de deformação da norma linguística, o que não é necessariamente uma verdade, visto que existe uma grande diferença entre traço estilístico e erro gramatical. O traço estilístico acontece quando há uma intenção estético-expressiva que justifique o desvio da norma gramatical. Já o erro gramatical não apresenta uma intenção estética, pois configura-se apenas como um desconhecimento das regras.

Existem, pois, os seguintes campos da Estilística:

⇒ Estilística fônica;

⇒ Estilística morfológica;

⇒ Estilística sintática;

⇒ Estilística semântica.

Para auxiliar na organização das palavras, tanto na linguagem escrita como na linguagem oral, a Estilística ocupa-se do estudo dos elementos expressivos, abarcando assim a conceitualização e os diversos usos das figuras, vícios e funções de linguagem. A partir da leitura de nossos artigos, você poderá entender quão importante é a Estilística, um recurso amplamente utilizado em diversos gêneros, especialmente na linguagem poética e na linguagem publicitária. Bons estudos!

ARTIGOS DE "ESTILÍSTICA"

Aliteração

Entenda por que a aliteração é conhecida como “figura de som”.

Antítese e paradoxo

Entenda a diferença entre antítese e paradoxo.

Conceito de Estilística

Entenda a Estilística e sua importância para a comunicação.

Denotação e Conotação

Linguagem e comunicação: Entenda os principais aspectos da denotação e conotação.

Figuras de Estilo ou Linguagem

Recursos intencionais no sentido de atribuir uma maior expressividade à linguagem. Conheça-os!

Onomatopeia

Onomatopeia, o que há por trás

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com