TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura Da Organizalçao Brasileira

Exames: Estrutura Da Organizalçao Brasileira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/6/2013  •  527 Palavras (3 Páginas)  •  483 Visualizações

Página 1 de 3

A estrutura Educativa do Sistema de Ensino no Brasil

No início da alfabetização vários documentos foram elaborados na tentativa de normalizar a estrutura educativa do sistema de ensino no Brasil e nas últimas décadas está mais intensivo, um movimento no sentido de criar um sistema único de ensino.

A estrutura do sistema educativo do Brasil é definida pela LDB (Lei de Diretrizes e Bases) como Educação Básica e Educação Superior.

A primeira compreende a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio A educação básica tem por finalidade assegurar ao educando formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer – lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores.

A segunda superior que é um processo da formação humana que tem como objetivo estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo.

O Sistema de Ensino Federal, Estadual e Municipal, possui pontos em comum: as normas de procedimento conteúdo, diretrizes, ideias e projetos, mesmas intenções para o setor educacional.

O Brasil ainda não possui um sistema nacional de educação, embora as leis que regem o ensino no País façam referência ao sistema de ensino.

Com tudo, o sistema educacional deve formar homens que tenha noções dos acontecimentos e de suas reais necessidades, o cidadão crítico e participativo e capaz de transformar com a educação no meio em que vive.

Organização da Educação Nacional

A união e os Estados e os Municípios organizaram, em regime de colaboração os respectivo sistema de ensino .

Cabe a união coletar analisar informações sobre a informação as diversas instituições superior

Federal : São responsáveis por instituição de educação superior, criadas e mantidas por órgãos federais da educação e também por iniciativa privada. Tem como principais deveres: elaborar o Plano Nacional de Educação, organizar, manter e desenvolver os órgãos e as instituição oficias do sistema federal de ensino, prestar a assistência técnicas e financeira aos estados , Distrito Federal e municípios, cuidar das informações sobre o andamento da educação nacional, baixar normas sobre o curso de graduação e pós – graduação . Adequar o sistema federal e dos territórios, financiando as instituições de ensino publico e federal dando assistência igual a todos.

Estadual : cuidam das instituição estaduais e de nível fundamental e médio dos órgãos públicos ou privados. Deve também assegurar o ensino fundamental, oferecer ensino médio a todos que estiverem aptos . Organizar, manter, e desenvolver esses órgãos e instituições oficias de ensino que estão a seus cuidados, elaborar e executar politicas e planos educacionais, autorizar, reconhecer ,credenciar , supervisionar e avaliar os cursos das instituições de educação superior dos estados e assumir o transporte escolar dos alunos da rede estadual.

Municipal: São responsáveis, principalmente, pelas instituições de ensino infantil e fundamental porem cuidam também de instituições de ensino médio mantidas pelo poder público

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com