TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Falha no texto do ensino superior

Resenha: Falha no texto do ensino superior. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2014  •  Resenha  •  345 Palavras (2 Páginas)  •  443 Visualizações

Página 1 de 2

Ensino Superior pós defasagem textual.

Este artigo tem como principal objetivo fazer a abordagem e ressaltar a importância da produção textual no ensino superior para formação de acadêmicos muito mais conscientes e com senso crítico, podendo assim ser capazes de discorrerem e entenderem a importância da disciplina de Leitura e Produção de texto e, juntamente com a Língua Portuguesa.

O ato de ler e produzir textos sempre foram ações muito reduzidas para os acadêmicos ou qualquer que seja o estudante, fato o qual se resulta da falta de interesse por tais atividades, seja pela grande dificuldade que muitos encontram em ler, interpretar e compreender textos mais complexos. Tais defasagens no ensino, segundo várias pesquisas, se relacionam a uma aplicabilidade pouco eficaz dessas atividades durante o ensino fundamental e médio, principalmente na escolaridade pública.

Entretanto, ao ingressar em um curso superior, a maioria dos acadêmicos se depara com uma vida bem mais complicada no ensino superior e sentem grandes dificuldades, porém não é mais possível obter o conhecimento que ficou perdido durante todos os anos de ensino por falta de interesse ou recursos. A partir daí, é necessário que o aluno se empenhe para acompanhar o conteúdo a partir dos instrumentos oferecidos.

Grandes partes dos acadêmicos contemporâneos não conseguem entender textos e transcrever o que entenderam ou opinar de forma produtiva sobre o conteúdo, limitando-se assim a realizar cópias na tentativa de alcançar o sentido para aquilo que estão escrevendo. Assim acaba-se por não haver nenhuma construção de conhecimento, produzindo trabalhos totalmente mecânicos.

Dessa forma, trabalhar produção textual durante o Ensino Superior é de grande importância, pois coloca o estudante no mercado de trabalho de forma que esteja mais preparado para desempenhar qualquer função que exija o uso e entendimento de uma linguagem técnica e correta, que seja bastante objetiva e com clareza, eliminando o estabelecimento de duvidas. E para que isso possa ser alcançado, o professor tem um papel de suma importância como o fomentador de novas estratégias para o ensino da língua portuguesa, baseadas em parâmetros que possam privilegiar e reproduzir nos estudantes potencialidades reais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com