TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Figuras De Linguagem

Pesquisas Acadêmicas: Figuras De Linguagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2014  •  241 Palavras (1 Páginas)  •  278 Visualizações

Unidade II

FIGURAS DE LINGUAGEM

Seja bem vindo à nossa segunda web aula (web aula 2) sobre Figuras de Linguagem! Nesta aula, vamos explorar as seguintes figuras de linguagem: metonímia, personificação ou prosopopeia, antítese, hipérbole, eufemismo, ironia, gradação, onomatopeia, assonância, alteração, elipse, pleonasmo, polissíndeto e anáfora.

Então, está pronto para começar? Lá vamos nós!

3. Metonímia

Nossa terceira figura de linguagem a ser explorada é a metonímia. A metonímia é uma figura de linguagem que consiste na substituição (troca) de uma palavra por outra, quando entre ambas há uma relação de proximidade de sentidos que permite a alternância entre elas.

No nosso dia a dia é comum usarmos alguns termos no lugar de outros. Por exemplo, você pede ao seu marido, esposa ou namorado (a) que passe no supermercado e compre “Bombril” ao invés de dizer “palha de aço”, isso é uma metonímia. No escritório alguém diz “não sei onde deixei meu iphone” ao invés de “não sei onde deixei celular”, ou “vou comer um Mcdonalds”, ao invés de ”vou comer um hambúrguer”.

Neste texto publicitário lê-se o seguinte enunciando: Para apreender a andar de bicicleta a Isabela precisou cair, superar o medo e a ansiedade, assim como seu pai quando criança. Agora Isabela, está sempre ao seu lado nas pedaladas Caloi.

Observamos, neste enunciado, a presença de uma metonímia: ao invés de utilizar a palavra bicicleta, no texto se utiliza o nome da marca Caloi, justamente com o objetivo de se enfatizar a marca que está sendo divulgada.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com