TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fvvvfdvfd

Ensaios: Fvvvfdvfd. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2015  •  496 Palavras (2 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 2

A fermentação política nas colônias norte-americanas ocorria no contexto do Iluminismo, o movimento de transformação intelectual que se espalhou por toda a Europa e pelo Novo Mundo.Nas colônias britânicas que formariam os futuros Estados Unidos da América, os ideais iluministas chegaram por importação da metrópole, mas tenderam a ser redesenhados com contornos religiosos e politicamente mais radicais. Ideias iluministas exerceram uma enorme influência sobre o pensamento e prática política dos chamados pais fundadores dos Estados Unidos, entre eles: John Adams, Samuel Adams, Benjamin Franklin, Thomas Jefferson, Alexander Hamilton e James Madison.A Declaração de Independência foi inspirada nas ideias Iluministas - e também serviu para lhes dar forma. Jefferson e Franklin são considerados os principais expoentes desse pensamento, e a Declaração é um de seus textos canônicos.Os iluministas americanos ficaram famosos por criticarem a concentração de renda e ao voto censitário.Um dos pilares do iluminismo americano foi o pacifismo.

O Iluminismo norte-americano édivergente do Iluminismo inglês, pois os norte-americanos queriam se libertardos ideais ingleses promovendo sua independência, rompendo com otradicionalismo inglês no âmbito científico, nas doutrinas religiosas e aspectosracionais. Queriam um país com governo mais democrático e não monárquico. A declaração de Independência dos Estados Unidos da América que foiaprovada em 4 de julho de 1776 pelo Congresso Continental expressa em seutexto genuinamente esses novos ideais. Seu texto foi elaborado por Thomas Jefferson com linguagem clara eprecisa, chamando à Razão da Humanidade. Essa ideia adivinha de um dosfilósofos do Iluminismo: John Locke. Estes ideais iluministas estão presentes aolongo a história dos EUA. Locke fora participante da Revolução Gloriosa na Inglaterra (1688-1689), ponto de partida para o Liberalismo do século XVIII, onde se originaram as idéias da existência de Leis naturais do contrato entre govrnantes e governados, da autonomia entre os poderes de Estado, do Direito à revolta e outras, consideradas pontos básicos da liberdade humana. A “Declaração de Independência” foi inspirada nas idéias iluministas, sobretudo de John Locke, contra a arbitrariedade do governo.

Conclui-se que a razão está acima da fé com um governo representativogarantindo liberdades individuais e cultuando a ciência. Um povo visualizando aDeclaração de Independência dos Estados Unidos da América.A Independência das treze colônias inglesas da América do Norte foi um movimento de grande importância, pois foi o primeiro movimento de emancipação que alcançou resultado efetivo, sendo considerada como uma das Revoluções Burguesas do século XVIII. Neste século, vários movimentos caracterizaram a ascensão da burguesia, apoiada nos ideais liberais do Iluminismo.

Os principais pensadores do rotulado Iluminismo norte-americano foram inspirados por escritores iluministas europeus, como John Locke, Edmund Burke, Jean-Jacques Rousseau, Voltaire e Montesquieu. O sistema de governo do federalismo denominado Estados Unidos da América nasceu dos Princípios Liberais e Republicanos.De acordo com Benjamin Franklin (1706-1790), considerado um dos mais importantes “Pais Fundadores dos Estados Unidos”, empreendedores individuais seriam cidadãos virtuosos, inspiradores do espírito capitalista norte-americano.Segundo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com