TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gdhfghdfhghf

Exames: Gdhfghdfhghf. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  763 Palavras (4 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 4

principas demonstrações financeiras

é definida as demonstrações financeiras como sendo os relatórios contábeis que retrataram o patrimônio da empresa, assim como a sua situação economica financeira.

as demonstrações financeiras fornecem subsídios para os processos de tomadas de decisões e também são conhecidas como demonstrações contábeis.

art. 176. ao fim de cada exercicio social, a diretoria fará elaborar, com a base na escrituração mercantil da companhia, as seguintes demonstrações financeiras, que deverão exprimir com clareza a situação do patrimônio da companhia e as mutações ocorridas no exercício:

1-balanço patrimonial;

2-demonstração dos lucros ou pejuizos acumulados;

3-demonstrações do resultado do exercício;

4-demonstração dos fluxos de caixa;

5-se companhia aberta, demonstração do valor adicionado.

Entende-se por EXERCÍCIO o período de 12 meses no qual sao realizadas as operações das empresas e é de maneira atrelada a essas operações e a esse período, que as demonstrações devem se referir.

As sociedades empresáriais se dividem em dois grupos principais:

*as sociedades anônimas - S.A.

*as sociedades limitadas - LTDA.

As empresas do tipo S.A., também chamadas de sociedaes por ações ou companhias, têm o seu capital dividido em partes iguais chamadas ações, e seus proprietários, geralmente em grandes números, são denominados acionistas.Também uma empresa S.A. pode ter seu capital aberto ou fechado.

Este tipo de empresa deve elaborar e publicar suas demonstrações financeiras no diário oficial da união-dou, ou em outro jornal de grande circulação na localidade em que tem sua sede.

Já uma empresa do tipo LTDA tem o seu capital dividido em quotas e seus proprietários, geralmente em pequeno número, são denominados sócios ou acionistas.

As nostas explicativas são informações adicionais destacadas na parte inferior das demonstrações contábeis, também conhecidas como notas de rodapé.

Adicionalmente, quando uma sociedade empresárial é de grande porte, ainda que não constituída sob a forma de sociedade por ações, está obrigada, além da escrituração e elaboração das demonstrações financeiras, a submeter-se a auditoria independente, de acordo com a leia das S.A.

Como foi dito, as sociedades anônimas podem ter o seu capital aberto ou fechado.As companhias fechadas são, em geral, propriedade de poucas pessoas, enquanto aquelas abertas, por disponibilizarem suas ações (e outros valores mobiliários) no mercado, por intermédio das bolsas de valores e ou outros orgãos, permitem que muitas pessoas tornem-se, também, sua proprietárias.

A apresentação das demonstrações financeiras

Como foi visto, a lei n°6.404/76 estabelece que, ao fim de cada exercicio social a diretoria da empresa fará elaborar, com base na contabilidade, as demonstrações financeiras.Este período, como vimos também, corresponde a 12 meses, e é denominada período contábil. Todavia, Para fins fiscais, o imposto de renda determina expressivamente que lucro real deverá ser apurado em 31 de dezembro de cada ano.Caso as empresas mantenham exercícios não coincidentes com o ano-calendário, terão de fazer adaptações do resultado para etender ao rir.O término do exercício social é definido pelos proprietários da empresa e não pode ser alterado, exceto em condições supervenientes.

As empresa S.A. e capital aberto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com