TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gramatica Normativa

Casos: Gramatica Normativa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2014  •  293 Palavras (2 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 2

“Gramática Normativa_Divisões”

Gramática Normativa é aquela que busca ditar ou prescrever as regras gramaticais de uma língua, posicionando as suas prescrições como a única forma correta de realização da língua e categorizando as outras formas possíveis como erradas. Atualmente é muito criticado pelos gramáticos, pois já se admitem outras gramaticas como a descritiva, gerativa e outras. Ela toma como base as regras gramaticais tradicionais, como obras literárias consagradas, textos científicos, discursos formais e etc. já as variedades linguísticas faladas são tratadas como desvio de norma até que seja dicionarizado e oficialmente acrescentado ás regras gramaticais daquela língua.

Estuda a Fonologia através da Ortopeia (estudo da pronuncia correta dos vocabulários), da Prosódia (determinação da silaba tônica) e da Ortografia (representação correta da língua escrita).

Morfologia (forma)- estuda a composição dos vocabulários, estudo das classes de palavras e gramaticais.

Sintaxe- relação das palavras de uma oração ou relação entre as orações de um período a partir de regras se regras pré-determinadas com relação à concordância, regência e a colocação pronominal.

°de concordância- verbal (sujeito e verbo) e nominal (substantivo em relação ao artigo, adjetivo e numeral, etc.);

°de regência- verbal (verbo pedindo preposição ou não) e nominal (nome acompanhado de preposição);

°de colocação- trata da colocação de certas palavras na frase

°pronominal- próclise, mesóclise, ênclise.

“Gramática Normativa_Conceitos”

A Gramatica Normativa tem por finalidade codificar o uso do idioma, ou seja, constitui uma forma correta de linguagem. Tendo a função de estabelecer regras para o uso da língua, sendo então a mais usada em ambientes e padroniza a língua materna.

Frequentemente, as gramáticas normativas se baseiam nos dialetos utilizados por falantes mais prestigiados de uma comunidade linguística, os chamados LIMA, que se refere aos escritores da linguagem corrente, aquela que esta dentro do padrão da norma culta, onde é colocado um ideal de perfeição da língua.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com