TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Greisi

Casos: Greisi. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  654 Palavras (3 Páginas)  •  440 Visualizações

Página 1 de 3

ETAPA 1

A EDUCAÇÃO ESCOLAR PÚBLICA E DEMOCRÁTICA NO CONTEXTO ATUAL

O Que os alunos aprendem numa série influenciará sua aprendizagem na série seguinte.

As diversas disciplinas cursadas numa série são segmento para as demais. É evidente que o aluno que não aprendeu a matéria de forma adequada terá conseqüências negativas na série seguinte e o seu aprendizado não será o mesmo ao ponto de prejudicar o seu desenvolvimento em sala de aula.

A relação entre professores e alunos, também é fundamental, pois é dessa relação que o aluno irá se sentir capaz para distinguir todos os conteúdos que lhe for proposto. A importância do aprendizado, não é só trabalhar com o conteúdo em sala de aula e sim criar práticas e dinâmicas para que o aluno se sinta motivado em querer aprender.

Situação

Numa determinada escola precisamente no 4º ano na sala A, havia alguns alunos que tinham certa dificuldade na matéria de Matemática, devido a ausência do professor por motivo pessoal, e na sua presença a falta de interesse em ministrar as aulas. Como essa matéria se consiste em atenção e dedicação de ambas as partes os alunos não conseguiam aderir o conhecimento necessário tendo dificuldade em realizar as atividades propostas.

Partindo da atitude do docente o comportamento dos alunos se tornou indisciplinar tornando o caso mais distante de uma solução.

Solução

Observando o mal desempenho desses alunos em relação à disciplina, a direção junto ao corpo docente decidiu pelo afastamento do professor, substituindo o mesmo por outro profissional para trabalhar especificamente com esses alunos em dificuldade, pois trazia a preocupação de um reflexo negativo para a série seguinte.

E devido essa atitude, visando o foco principal “o aluno-aprendiz”, como está na Lei LDB 9394/96.

Artº 13 Os docentes incumbir-se-ão de:

III-Zelar pela aprendizagem dos alunos;

IV-Estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento;

Assim trabalhando solucionamos esse problema e, os alunos poderão ir para a série seguinte dando continuidade ao seu aprendizado.

Etapa 2

Plano Nacional de Educação

Um pai de aluno foi até a Secretaria da Educação e questionou sobre os recursos aplicados para se alcançarem os objetivos do Plano Nacional de Educação (PNE). Gostaria, inclusive, que lhe fosse apresentado um documento descrevendo os impostos federais, os da esfera estadual e os arrecadados no município que são utilizados na manutenção e no desenvolvimento do ensino.

Objetivo do PNE

O PNE 2011-2020 tem como objetivo a melhoria da Educação nacional a partir de estratégia estabelecida a ser atingida no prazo de dez anos, além é lógico, da polêmica valorização do magistério e a revisão do piso salarial da categoria.

O novo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com