TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTERTEXTUALIDADE

Resenha: INTERTEXTUALIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  Resenha  •  202 Palavras (1 Páginas)  •  277 Visualizações

INTERTEXTUALIDADE

Dentre os assuntos estudados nas aulas 4 e 5 me chamou a atenção um dos fatores responsáveis pela coerência: a intertextualidade.

São vários os textos que só ganham sentido se houver um conhecimento prévio sobre outros textos. No entanto ela não se prende apenas a textos escritos, mas a fala, a imagens etc. Os conhecimentos prévios funcionam como um norteador do assunto em questão. Vejamos o que diz a escritora VAL:

“Inúmeros textos só fazem sentido quando entendidos em relação a outros textos, que funcionam como seu contexto. Isso é verdade tanto para a fala coloquial, em que se retomam conversas anteriores, quanto para os pronunciamentos políticos ou noticiário dos jornais, que requerem o conhecimento de discursos e noticias já divulgados, que são tomados como ponto de partida ou são respondido. (VAL,1994.p.15). ”

Alguns exemplos que colhi:

A intertextualidade faz com que estejamos sempre nos auto atualizando e auto avaliando em relação aos conhecimentos que possuímos, por causa desse fator da coerência existir estamos sempre buscando novos conhecimentos que podem não ser novos para a tualidade mais se tornam novos para quem se apropria dele pela primeira vez.

REFERENCIAS

VAL, Maria da Graça C. Redação e Textualidade. São Paulo. Ed, Martins. Ano, 1994, p.133

https://www.google.com.br/search?q=ex+de+intertextualidade&client=firefox

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com