TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Industria De Papel E Celulose

Artigos Científicos: Industria De Papel E Celulose. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2014  •  9.775 Palavras (40 Páginas)  •  1.117 Visualizações

Página 1 de 40

1. Introdução

O seguinte trabalho contém informações referentes à indústria de papel e celulose. Abordaremos os seguintes pontos relacionados a este seguimento como por exemplo.

No seguinte trabalho abordaremos os seguintes tópicos:

 Definição de papel e celulose;

 A história do papel no Brasil e no Mundo;

 A história da indústria de papel e celulose;

 Características básicas da indústria de papel e celulose;

 A logística da indústria de papel e celulose;

 Evolução histórica;

 As principais tendências da indústria de papel e celulose;

 As 15 maiores empresas no segmento de papel e celulose e onde elas estão localizadas;

 Informações referentes às duas maiores empresas Suzano e Klabin sendo que neste tópico abordaremos informações sobre o surgimento da empresa no mercado, a questão da sustentabilidade, e a análise swot, ou seja, os pontos fortes, pontos fracos as oportunidades e ameaças de cada uma delas.

 Localização geográfica onde abordaremos porque as indústrias tendem a se concentrarem em determinadas regiões.

 Os impactos negativos causados pelas indústrias de papel e celulose; abordaremos neste tópico as alternativas viáveis para solucionar estes impactos e medidas adotadas pelo governo para solucionar os impactos negativos causados pelas indústrias.

 A Questão da Sustentabilidade;

 E por fim abordaremos a questão se o papel vai acabar devido o desenvolvimento tecnológico digital;

 As vantagens e desvantagens do livro digital comparado com o livro impresso.

1.0 Definição do que é Papel e Celulose.

O papel é um material constituído por elementos fibrosos de origem vegetal, geralmente distribuído sob a forma de folhas ou rolos. Tal material é feito a partir de uma espécie de pasta desses elementos fibrosos, secada sob a forma de folhas, que por sua vez são freqüentemente utilizadas para escrever, desenhar, imprimir, embalar etc.

Matéria prima: As fibras para sua fabricação requerem algumas propriedades especiais, como alto conteúdo de celulose, baixo custo e fácil obtenção razões pelas quais as mais usadas são as vegetais. O material mais usado é a polpa de madeira de árvores principalmente pinheira (pelo preço e resistência devido ao maior comprimento da fibra) eucaliptos (pelo crescimento acelerado da árvore). Antes da utilização da celulose em 1840, por um alemão chamado Keller, outros materiais como o algodão, o linho e o cânhamo eram utilizados na confecção do papel.

Celulose: A celulose é uma substância (polissacarídeo) existente na maioria dos vegetais. De característica fibrosa, localiza-se dentro das células das plantas. A celulose é a base para a fabricação de papel. Extraída das árvores, as indústrias também a utilizam para a fabricação de certos tipos de plásticos, vernizes, filmes, seda artificial e diversos produtos químicos.

Exemplos de alguns tipos de papel:

• Papel cartão;

• Papel de seda;

• Papel Jornal;

• Papel alcalino;

• Papel bíblia;

• Papel artesanal;

• Papel dobradura.

1.1 A História do Papel no Brasil e no Mundo.

Antes da criação do papel, o material mais utilizado para escrita, foi o pergaminho, feito com peles de animais.

Os antigos egípcios utilizavam o talo do papiro. Sua fabricação era penosa e rudimentar; a medula do talo era cortada em tiras que eram colocadas transversalmente, umas sobre as outras, formando camadas que eram batidas com pesadas marretas de madeira, resultando numa espessura uniforme e produzindo um suco que impregnava e colava as tiras entre si.

Desde os tempos mais remotos e com a finalidade de representar objetos inanimados ou em movimento, o homem vem desenhando nas superfícies dos mais diferentes materiais. Nesta atividade, tão intimamente ligada ao raciocínio, utilizou, inicialmente, as superfícies daqueles materiais que a natureza oferecia praticamente prontos para seu uso, tais como paredes rochosas, pedras, ossos, folhas de certas plantas, etc.

Oficialmente, foi fabricado pela primeira vez na China, no ano de 105, por Ts'Ai Lun que fragmentou em uma tina com água, cascas de amoreira, pedaços de bambu, rami, redes de pescar, roupas usadas e cal para ajudar no desfibramento.

O papel é considerado o principal suporte para a difusão da escrita, da informação e de todo o conhecimento humano.

1.2 Curiosidades sobre o papel.

O papel, meio importantíssimo para nossa comunicação e desenvolvimento, apareceu pela primeira vez nas terras brasileiras na carta de Pero Vaz de Caminha, escrita logo após o descobrimento do país. Porém, o primeiro registro de produção nacional aparece em um documento escrito por Frei José Mariano da Conceição Veloso, em 1809 e endereçada ao Conde de Linhares, Primeiro Ministro regente do Príncipe D. João. No documento, consta o trecho “… lhe remeto uma amostra do papel, bem que não alvejado, feito em primeira experiência, da nossa embira. A segunda que já está em obra se dará alvo, e em conclusão pode V.Exa. contar com esta fábrica…”. De lá para cá, a produção de papel se tornou importante no país.

Outras Curiosidades: Você sabia que durante a fabricação de papéis brancos são adicionados produtos químicos chamados branqueadores óticos, que têm a capacidade de refletir a luz ultravioleta do ambiente, invisível a olho nu, em forma de luz azul, que pode ser percebida, dando a impressão de um branco azulado para o papel?

Ao guardar um papel e pegá-lo meses depois, vai perceber que ele ficou amarelado. Isso acontece por causa de uma substância chamada lignina, um dos componentes da madeira (usado na fabricação do papel). Essa substância

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 39 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com