TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inflação

Seminário: Inflação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  Seminário  •  764 Palavras (4 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 4

A Inflação: é a queda do valor de mercado ou poder de compra do dinheiro. Porém, é popularmente usada para se referir ao aumento geral dos preços. Inflação é o oposto de deflação. Momento em que a renda e, conseqüentemente, a demanda, estão muito baixas, significando alto desemprego e crise.

‘PIB no 3º trimestre será melhor que previsões e inflação estão sob controle, diz Tombini’.

“O presidente do Banco Central do Brasil, Alexandre Tombini, disse nesta quinta-feira em Londres que o terceiro trimestre da economia brasileira será melhor do que muitas pessoas estão esperando e que a inflação brasileira está "sob controle".

A palavra inflação é utilizada para significar um aumento no suprimento de dinheiro e a expansão monetária, o que é às vezes visto como a causa do aumento de preços.

A Taxa de Juros: é a remuneração cobrada pelo empréstimo de dinheiro. A taxa de juros pode ser compreendida como uma espécie de "aluguel sobre o dinheiro". A taxa seria uma compensação paga pelo tomador do empréstimo para ter o direito de usar o dinheiro até o dia do pagamento. O credor, por outro lado, recebe uma compensação por não poder usar esse dinheiro até o dia do pagamento e por correr o risco de não receber o dinheiro de volta.

“Taxa de juros para pessoa física sobe de novo e é a mais alta em 15 meses”. Em agosto, juro de pessoa física atingiu 36,5% ao ano, informou BC. Foi à terceira elevação consecutiva; juro é maior desde maio de 2012.

O aumento dos juros bancários médios dos empréstimos para pessoas físicas subiram pelo terceiro mês seguido em agosto. Segundo dados do Banco Central, a taxa média com recursos livres (que excluem habitação, BNDES e crédito rural) ficou em 36,5% ao ano no mês passado. É o maior patamar desde maio de 2012, quando estava em 37,1% ao ano.

Uma boa dica é ficar longe das taxas de juros, pois pode parecer bom fazer empréstimos a curto ou longo prazo, porém com as taxas de juros em alta conseqüentemente significaria perda de dinheiro.

A Taxa de Cambio: Quando a taxa de câmbio é fixada pelo governo tem-se o regime de taxas fixas de câmbio. Quando a taxa é flexível, determinada pelo mercado de divisas, tem-se o regime de taxas flutuantes de câmbio. Pela política de comércio exterior, o governo pode atuar por meio de estímulos à exportação, tais como financiamentos a juros subsidiados e, ainda, entre outros, por meio de taxação de impostos para importação, estabelecimento de alíquotas diferenciadas.

“Bancos estariam manipulando a taxa de câmbio de moedas pelo mundo”. Bancos internacionais estariam manipulando de forma coordenada a taxa de câmbio de moedas pelo mundo, num novo escândalo que atinge o setor. Segundo reportagem do jornal O Estado de São Paulo, alta manipulação estaria influenciando também os valores das moedas de países emergentes, como o real. Por dia, os grandes bancos vendem e compram trilhões no mercado de câmbio. A suspeita agora, porém, é de que os valores desses contratos e dessas moedas seriam fixados pelos bancos em pelo menos dois momentos do dia. Segundo as autoridades financeiras da Suíça, país que concentra um dos maiores pólos de bancos do mundo, "múltiplas instituições pelo mundo"

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com