TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jessica Hallana

Pesquisas Acadêmicas: Jessica Hallana. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/7/2013  •  593 Palavras (3 Páginas)  •  547 Visualizações

Página 1 de 3

Tubo 5. O óleo de soja é uma substância apolar e entre as suas moléculas estão presentes as interações do tipo dipolo induzido- dipolo instantâneo. A água é uma substância polar e entre as suas moléculas estão presentes interações intermoleculares do tipo ligação de hidrogênio. Quando em contato, o tipo de interação estabelecido entre as moléculas de óleo e água será menos intenso do que as interações estabelecidas entre as próprias moléculas de água e também entre as moléculas de óleo. Assim, as interações água-água e óleo-óleo são mais favoráveis energeticamente do que as interações água-óleo e com isso não ocorre a solubilização.Tubo 6.

Tubo 8- hexano + etanol = dipolo instantâneo – dipolo induzido e pontes de hidrogênio.

Sacarose + água = pontes de hidrogênio e pontes de hidrogênio

Sacarose + n-hexano = pontes de hidrogênio e dipolo instantâneo – dipolo induzido

CONCLUSÃO

Com esta prática conclui-se que são diversos os fatores que influenciam na solubilidade de um composto. Concluiu-se as variadas formas de separas compostos iônicos e moleculares somente através da solubilidade com a influência de diversos fatores, principalmente a polaridade

Quando um soluto se dissolve em um solvente as moléculas do solvente formam estruturas que envolvem as moléculas dos solutos, este processo é chamado de solvatação.

Os fatores externos como pressão e temperatura são fundamentais na determinação da solubilidade. A solubilidade da maioria dos solutos aumenta com a temperatura embora nem sempre esse aumento seja muito sensível. Mas existem casos em que a solubilidade diminui com o aumento da temperatura, como a dissolução do gás oxigênio em água.

As interações moleculares atuam, em geral, com a regra: “semelhante dissolve semelhante”. Isso ocorre porque quando há formação de soluções ocorrem quebra de ligações e novas são criadas. Se as novas forem semelhantes as “antigas” há pouco gasto de energia. Esta regra pode ser determinado pela polaridade das moléculas, ou seja, substâncias polares solvatam bem outras substâncias polares, e substâncias apolares solvatam bem as substâncias apolares.

A miscibilidade acontece quando os fluídos misturam-se ou dissolvem-se mutuamente, em todas as proporções. No entanto, quando os líquidos formam duas camadas distintas, são imisciveis. Já a solubilidade, pode ser definida como a capacidade de uma substância de se dissolver em outra. Esta capacidade, no que diz respeito à dissolução de um sólido em um líquido é limitada, ou seja, existe um máximo de soluto que podemos dissolver em certa quantidade de um solvente. Quando uma substância se dispersa uniformente em outra. A interação das moléculas do solvente com o soluto é chamada solvatação. Pode-se determinar se uma mistura irá ser miscivel ou não, por meio da sua polaridade. Podemos usar a diferença na eletronegatividade entre dois atomos para medir a polaridade de ligação entre eles.

O momento dipolo é caraterizado pela diferença de eletronegatividade que leva a uma ligação covalente polar. Como consequência, existe uma concentração de carga negativa no atomo mais eletronegativo, deixando o menos eletronegativo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com