TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jurema

Ensaios: Jurema. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2015  •  1.775 Palavras (8 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 8

1 INTRODUÇÃO

Esta etapa deve conter parágrafos que falem sobre a importância do tema escolhido, sua relevância e aplicabilidade.

2 DESENVOLVIMENTO

Na sociedade moderna a economia ocupa um espaço notável, tanto na mídia quanto no cotidiano das pessoas. As informações sobre economia estão cada vez mais presentes e influenciam em todo momento as organizações empresariais.

Sendo assim dois aspectos importantes devem ser observados: o primeiro deles é a microeconomia que estuda o comportamento econômico de consumidores e organizações empresariais, a distribuição da produção e rendimentos, as condições de equilíbrio estável entre a renda e a despesa nacionais, e o comportamento consumidores e produtores e no mercado do qual fazem parte o outro, a macroeconomia que analisa a econômica como um todo ocupando-se com a obtenção das riquezas econômicas e com sua distribuição.

2.1 inflação

Assim, é importante definir que Inflação consiste em aumento de preços com consequente desvalorização da moeda motivada por custos autos ou demanda excessiva.

Inflação é o aumento persistente e generalizado dos preços, resultando em uma perda do poder de compra

da moeda. A Inflação tem basicamente duas causas: Inflação de custos e inflação de demanda. A Inflação de custos está ligada ao lado da oferta, ou seja, o nível da demanda permanece o mesmo, mas há aumentos nos custos de produção e custos para ofertar determinado produto ou serviço. Já a inflação de demanda refere-se ao excesso de demanda em relação à oferta de bens e serviços em uma economia. (ARBEX, 2013, p. 112).

Temos como exemplo a seguinte noticia:

Entre as 20 mais poderosas economias do mundo, o Brasil ostenta hoje a quinta maior inflação medida em 12 meses – 6,09%, conforme divulgou o IBGE nesta sexta-feira. O índice nacional fica atrás apenas dos 25,0% da Argentina; dos 10,8% da Índia; dos 8,6% da Indonésia; e dos 6,4% de África do Sul e Rússia.

O Brasil tem somente a 56ª economia mais competitiva do mundo atualmente, após perder oito posições em ranking divulgado neste ano. Para Carlos Rodofolfo Schneider, coordenador do Movimento Brasil Eficiente, a inflação nacional explica em grande parte o atual momento.

“E o que explica essa inflação são os grandes gastos do governo, que investe pouco”, diz ele.

De acordo com o empresário, a atual política econômica expansionista dos últimos anos mantém nas alturas o custo Brasil – termo empregado para os estraves estruturais, burocráticos e econômicos que encarecem o

investimento no País.

Com a inibição do investimento em infraestrutura e logística, diz ele, a produtividade também cai. E, caindo a produtividade, consequentemente, um país não tem como competir de igual para igual com as demais economias.

“Entramos num ciclo ruim que mina a competitividade .

nocional”, afirma Schneider. “E a inflação está na ponta desse processo.”

Disponível em http: acesso em 05/10/2013 19:23

Nota-se que a falta de investimentos do governo em infraestrutura e logística leva o país à queda da produtividade e caindo a produtividade aumentam os custos e consequentemente a inflação.

2.2 TAXA DE jurOS

A taxa e de juro é o percentual cobrado sobre o empréstimo, tendo a função de controlar a inflação.

A taxa de juro tem um papel importante na política monetária, pois é o instrumento utilizado pelo Banco Central para manter a inflação controlada. Nota-se que no âmbito familiar, a taxa de juros afeta a disposição de adquirir um bem a prazo (pois taxas maiores aumentam as prestações) e afetam a decisão entre consumir e poupar (pois juros mais elevados desestimulam o consumo e estimulam aplicações financeiras).(ARBEX, 2013, p. 122).

Sendo a baixa dos juros estimulo ao consumidor, com as taxas mais baixas eles aproveitam para adquirir os bens que necessitam, pois estes ficam mais acessíveis devido à

facilidade de financiamento o que afeta os diversos setores da economia, entre eles o setor automobilístico. Então o governo incentiva o consumo e cabe ao consumidor analisar qual a linha de crédito enquadra melhor ás suas necessidades e possibilidades.

Efeitos no mercado

Com os juros mais baixos, a venda de carros, novos ou usados, é um dos primeiros setores da economia a se beneficiar com as mudanças. As lojas querem aproveitar o bom momento para vender mais.

De acordo com a gerente de concessionária Valeska Ribeiro, os clientes já chegam querendo saber qual foi a redução nos juros dos financiamentos. "Nós temos um índice de 17, 18%, principalmente nessa última semana, de clientes à procura [de financiamento]. [Isso está ocorrendo] Tanto por causa dos juros, que baixaram, quanto dos subsídios das fábricas, que, para aquecer as vendas, estão com bonificações para determinados carros", explicou.

Disponível em: acesso em 06/10/2013 as 18:40

2.3 taxa de cambio

Taxa de cambio é a relação de valores entre moedas de diferentes países, ou seja, é o valor que se paga por determinada moeda estrangeira.

Taxa de câmbio é o preço de uma moeda estrangeira medido em unidades ou frações (centavos) da moeda nacional. No Brasil, a moeda estrangeira mais negociada é o dólar dos Estados Unidos, fazendo com que a cotação comumente

utilizada seja a dessa moeda. Assim, quando dizemos, por exemplo, que a taxa de câmbio é 1,80, significa que um dólar dos Estados Unidos custa R$ 1,80. A taxa de câmbio reflete, assim, o custo de uma moeda em relação à outra.

.Disponivel em:< http://www.bcb.gov.br/?TAXCAMFAQ> acesso em 05/10/2013 18:45

O que preocupa o Brasil neste caso é que a alta do dólar acarreta o aumento das exportações diminuindo a oferta de produtos aumentando os preços e consequentemente a inflação sobe.

2.4 METODOS QUANTIVOS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com