TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

KAJSDFNAJSDF AIJSD FASDF

Artigos Científicos: KAJSDFNAJSDF AIJSD FASDF. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/8/2013  •  628 Palavras (3 Páginas)  •  750 Visualizações

Página 1 de 3

(ENADE 2011)

Não brota do individual, mas da ideia. Acima do homem como ser gregário ou como suposto eu autônomo, ergue-se o Homem como ideia. A ela aspiram os educadores gregos, bem como os poetas, artistas e filósofos. Ora, o Homem, considerando na sua ideia, significa a imagem do Homem genérico na sua validade universal e normativa. Como vimos, a essência da educação consiste na modelagem dos indivíduos pela norma da comunidade. Os gregos foram adquirindo gradualmente consciência clara do significado desse processo mediante aquela imagem do Homem, e chegaram por fim, através de um esforço continuado, a uma fundamentação, mais segura e mais profunda que a de nenhum povo da Terra, do problema da educação.

JAEGER, W. W. Paideia: a formação do homem grego. Tradução: Artur M. Pareira. 2 Ed. São Paulo: Martins Fontes, 1989, p. 10 - 11.

Considerando o tema abordado no texto, avalie as afirmações seguintes:

A educação grega se distinguia da educação da maioria dos povos que a antecederam por considerar a razão como instrumento a serviço do próprio homem.

A filosofia era ensinada na Grécia e abrangia os mais diversos tipos de conhecimento, que se estendia pela matemática, astronomia, física, biologia, ética, entre outros.

A Grécia possuía diferentes cidades-estado com processos de ensino semelhantes e caracterizados pela igualdade de oportunidades aos diferentes segmentos da população.

A educação grega foi caracterizada pela presença de diferentes pensamentos filosóficos como os de Sócrates, dos Sofistas, Platão e Aristóteles, que compartilhavam dos mesmos ideais e processo de ensino.

É correto apenas o que se afirma em:

Escolher uma resposta.

a. I e II.

b. I, II e III.

c. I, III e IV.

d. II e IV.

e. III e IV.

Question 4

Notas: 1

Marilena Chauí (2012) afirma que a Filosofia é tipicamente grega

PORQUE

possui determinadas características, formas de pensar e exprimir pensamentos, estabelece relações e conexões completamente distintas de outras culturas e outros povos.

Analisando as afirmações acima, conclui-se que:

Escolher uma resposta.

a. A primeira afirmação é falsa, mas a segunda é verdadeira.

b. As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.

c. A primeira afirmação é verdadeira, mas a segunda é falsa.

d. As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda amplia a primeira.

e. As duas afirmações são falsas.

Question 5

Notas: 1

A Filosofia se baseia no tripé “análise-reflexão-crítica”. É dessa forma que vai ao encontro de questões fundamentais, de base, de raiz, por isso se diz que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com