TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Letramentro E Alfabertização

Artigos Científicos: Letramentro E Alfabertização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  2.272 Palavras (10 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 10

Pedagogia -4ª Série

Unidade de ensino: Sumaré

Data 18/11/2013

Letramento e Alfabetização

4º-Semestre-Pedagogia

Profº EAD: Rosemeire Farias

SUMÁRIO

Introdução.......................................................................................................

Desenvolvimento.............................................................................................

1ª Estar Alfabetizado é: O que significa estar alfabetizado” Alfabetização letramento

2º Agora podemos relacionar algumas características e diferenças das modalidades textuais

3º Relevância da leitura para o processo de alfabetização e letramento

4º TEMA: TRÂNSITO

5º Conclusão......................................................................................................

6º Referências bibliográficas.............................................................................

Introdução

O objetivo deste trabalho tem como apresentar o uso de linguagens dos meios de comunicação apliandas a educação nos processos didáticos ao desenvolvimento de aprendizagens significativas, competências e habilidades.

1º Estar Alfabetizado é:

Estar alfabetizado é ir alem de usar códigos, e ir alem de dominar a leitura e a escrita e conseguir ler e também escrever. É preciso conseguir interpretar o que se ler e o que se escreve. Saber codificar sons em grafemas e escrita em fonemas. Estar alfabetizado é conseguir ler um livro, conseguir escrever uma carta, acessar informações.

A criança alfabetizada compreende o sistema alfabético de escrita, sendo capaz de ler e de escrever e produzir textos. Alem de dominar a leitura e a escrita a criança, precisa pensar nas possibilidades de ver, interpretar problematizar de maneira crítica as imagens da TV, dos filmes, das notícias, dos jornais, saber usar o computador, navegar pelas redes da internet de forma segura, compartilhar os conteúdos de maneira responsável.

Neste universo, a mediação educativa é um dos grandes desafios da mídia-educação. A aquisição do sistema da escrita não promove o desenvolvimento do intelecto, mas, sim, a reflexão e o uso da multiplicidade de funções da escrita. O processo de ensino e aprendizagem da língua visa ao desenvolvimento da competência discursiva ampliar a capacidade de produzir e interpretar textos orais e escritos.

“O que significa estar alfabetizado”.

A alfabetização é o momento mais importante no processo de aprendizagem para formação escolar do aluno, garantindo o seu espaço na sociedade.

Partindo desta concepção, quando se fala em alfabetização deve observar à vinculação da escola a alfabetização. Sabendo que a escola não é a única responsável pelo conhecimento e saber que os alunos possuem, mas tem as condições de ampliar e possibilitar construção de novos conhecimentos.

Os problemas de aprendizagem, mas frequentes, devem ser enfrentados e compreendidos. Podemos dizer dentro do conceito de Emilia Ferreiro, a alfabetização é um processo de aquisição de conhecimentos, embasa-se em teorias construtivistas da psicologia da aprendizagem, que a considera como um fenômeno que se dá ao nível de uma construção inteligente.

A alfabetização é um processo de construção de conhecimentos onde o aluno,avalia,raciocina, resolvem problemas, a alfabetização se inicia antes de sua entrada na escola, apartir de experiências e conhecimentos diários. A construção do objeto conceitual ler e escrever faz portanto,durante vários anos,através de um processo progressivo de elaboração.

Este processo denomina-se psicogênese de alfabetização, tendo em vista a compreensão do sujeito em relação a leitura e a escrita.Com todo exposto uma criança alfabetizada é aquela que sabe ler e escrever e que é capaz de transformar uma mensagem escrita em sonora,compreendendo o conteúdo da mesma,conseguindo julgar e apreciar seu valor estético,entendendo a sociedade a qual está inserido.

ALFABETIZAÇÃO: A alfabetização consiste no aprendizado do alfabeto e de sua utilização como código de comunicação. De uma maneira, mas abrangente, a alfabetização é definida como um processo em que o indivíduo constrói a gramática. Este processo não é apenas um processo de habilidade mecânicas, mas sim saber codificar e decodificar saber ler e interpretar,compreender criticar e produzir conhecimentos. O aluno precisa encontrar usos sociais da leitura e da escrita. A alfabetização também envolve o desenvolvimento de novas formas de compreender e o uso da linguagem.

LETRAMENTO: Letramento não é necessariamente o resultado de ensinar a ler e a escrever. É o estado ou a condição que aquele um grupo social a um individuo como consequência ter apropriado da escrita. O indivíduo que sabendo ler ou não, convive com práticas de leitura escrita. Não se deve, portanto, restringir a caracterização de um indivíduo ao individuo que sabe escrever, um individuo alfabetizado, mas sim que ele utiliza à escrita, e que saiba responder as exigências de leitura e escrita. O que se entende neste universo sobre letramento é dominar a leitura e a escrita sendo assim uma pessoa letrada é aquela que domina e utiliza com competência, em seu meio social somente desta maneira o individuo se tornará alfabetizado e letrado.

2-Agora podemos relacionar algumas características e diferenças das modalidades textuais:

O conto: é uma obra de ficção, um texto ficcional. Cria um universo de seres e acontecimentos de ficção, de fantasia ou imaginação. Como todos os textos de ficção, o conto apresenta um narrador, personagens, ponto de vista e enredo.

Classicamente, diz-se que o conto se define pela sua pequena extensão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com